Sério, quando eu iria imaginar escrever as palavras “hacking” e “roguelite” em uma mesma sentença? Sim, eu sei que cada vez mais o conceito de roguelite está se expandindo e diluindo do que muito conhecíamos nos últimos anos. Entretanto, DROP da Etherfield Studio e publicado pela MicroProse — que teve seu lançamento confirmado para 28 de março — parece entender os dois conceitos muito bem.
Antes de ficar empolgado demais, DROP não é nada perto de jogos mais complexos como Hacknet e afins, seu foco está em invadir um sistema, decodificar e roubar dados o mais rápido possível. Em suma, você deve navegar por nodes, acessar arquivos, plantar sistemas de bloqueio para que não seja detectado e tentar se desconectar da rede o mais rápido possível.
O que o torna interessante para mim é o caos que ocorre durante uma simples run, algo que pode ser muito bem visto na demo que ainda está disponível no Steam. Em um minuto você está navegando por arquivos e pastas, no outro você está tentando forçar a desconexão de um objetivo extra que você tentou arriscar e a transferência de dados ainda não terminou. Em partes me lembra bastante o fantástico Midnight Protocol que eu já mencionei aqui no site.
Já a parte “roguelite” de DROP vem obviamente de uma metaprogressão onde você obtém após o final de uma partida processadores melhores, mais facilidade em realizar conexões e menos chances de ser detectado. Nada muito diferente do que eu esperava, mas combina com o estilo “frenético” do game.
Eu estou mais curioso do que entusiasmado para jogar “DROP”. A estética me apetece e o ritmo frenético pode de fato ser um diferencial. Portanto, não tenha dúvidas que cedo ou tarde você vai ler as minhas impressões sobre o game.
Fique com o trailer e as imagens mais recentes abaixo: