Você nunca ouviu falar em “Kvark”? Tudo bem, eu também não havia até alguns dias atrás. O jogo, que tem somente 48 avaliações no Steam – e definitivamente merece mais atenção – teve o seu segundo capítulo disponibilizado. O jogo terá um total de três capítulos, sendo o último previsto para sair na metade deste ano.
“Kvark” é mais um daqueles jogos-feitos-por-uma-pessoa-só e mostra uma forte inspiração no primeiro “Half-Life” com uma temática mais… brutalista por assim dizer. Ambientado na República Checa dos anos 80, você toma o controle de um suposto cientista em uma instalação subterrânea que está prestes a desabar. Cabe ao jogador descobrir o que diabos está acontecendo e como sair de lá com vida.
Do pouco que eu joguei de seu segundo capítulo, “Kvark” já avançou bastante em termos de mecânicas e IA. A versão inicial do game mais parecia um protótipo que homenageava “Half-Life” com inimigos e armas que não eram necessariamente copiadas, mas claramente inspiradas. Desde então o desenvolvedor Latest Past adicionou novos inimigos, melhorou as armas, tornou-as mais distintas e as fases mais variadas.
Se “Kvark” vai ser um sucesso de vendas ou não é difícil dizer. Com 48 avaliações positivas e um jogo relativamente de “nicho” comparado a outros shooters retrô, é duro não pensar que o seu fim pode ser um pouco trágico. Mas, se a qualidade continuar a subir como foi o salto da versão inicial para o segundo capítulo, ele pode acabar se tornando um clássico para os fãs mais ferrenhos, tal como o fantástico “Adaca”.
Veja o trailer e mais imagens de “Kvark” abaixo. Ele está à venda via Steam por R$49,99.