Na noite de abertura da Gamescom (Gamescom Opening Night Live), a Paradox Interactive anunciou que “Europa Universalis V”, o seu próximo Grand Strategy, vai estar disponível via Steam a partir de 4 de novembro a partir de R$219,99. Uma versão “Premium” — que inclui todos os pacotes previstos para 2026 — sai por R$305,99.
Anunciado no começo do ano, “Europa Universalis V” é até então um dos projetos mais ambiciosos da desenvolvedora. Além de uma nova data inicial de 1337, ele é o primeiro a incorporar um sistema populacional dinâmico visto também em jogos como “Victoria 3” e “Imperator: Rome”.
Outra mecânica bastante transformativa da sequência é o novo sistema mercadológico, com múltiplos produtos, e regiões de mercado que são influenciadas pelo poder aquisitivo da população, acesso a matérias-primas e influenciada pela distância e qualidade das estradas.
Nem mesmo o sistema militar, o sistema de pesquisa ou de missões deixou de sofrer algum tipo de alteração. O Grand Strategy também recebeu novas doutrinas militares, um sistema de profissionalismo do exército – que surge a partir de uma data específica. Já o sistema de pesquisa é similar ao encontrado em “Victoria 3” com múltiplas ramificações que permitem uma maior maleabilidade na forma de moldar a sua nação. O mesmo vale para o novo sistema de missões.
Outra inclusão que não posso deixar de mencionar é a presença de grupos de interesse, um maior número de religiões já no lançamento — incluindo países como a China e Japão — e a inclusão de todas as províncias do Sacro Império Romano-Germânico.
“Europa Universalis V” é também o primeiro jogo desde “Stellaris” que a Paradox introduz um sistema de gerenciamento com a ajuda de uma IA (não, não a IA que anda tão “famosa” por aí). Em teoria, você pode se focar em uma área de interesse – seja ela expansão militar ou colonial, e o restante do jogo é administrado por esta IA.
Eu saí bastante impressionado com a versão preview que joguei no começo do ano, mas também um pouco preocupado em relação ao tamanho da ambição da Paradox. “Europa Universalis V” é um salto em qualidade e praticamente a culminação de anos e mais anos de refinamento ao longo de vários outros projetos. Se ele cumprir o que promete, vai ser “O” Grand Strategy.
Agora que temos uma data definida, só me resta aguardar e torcer de dedos cruzados para que ele saia tão bom quanto eu imagino.
Veja o trailer e mais imagens de “Europa Universalis V” abaixo: