“Eu não entendo o porquê de ‘Stronghold Crusader’ receber um remaster”, disse a mim mesmo antes de jogar a demo do próximo projeto da Firefly Studios. Para mim, a versão clássica já era mais do que o suficiente. Mas, tal como foi com o jogo original, a desenvolvedora pelo visto está se sobressaindo nas melhorias essenciais. Uma delas é a adição de um modo coop, divulgado nesta segunda-feira (9).
O modo vai ser poder ser jogado no modo “skirmish” – que também retorna no remaster – com outro jogador ou com a IA. Pelo visto a Firefly Studios viu o quanto o modo fez sucesso em “Age of Empires II” e decidiu replicar no seu próprio game.
Mas o que me impressionou mesmo foi as melhorias pontuais nos controles, muito mais amigáveis agora e com um estilo moderno (o modo clássico ainda é disponível) e a inclusão de 8 novas unidades beduínas e novos líderes.
A demo, disponível via Steam, é daquelas de devorar por horas. Além de dois mapas da campanha – que vão ser mais de 40 na versão final – e dois mapas de “skirmish” com suporte até 5 jogadores controlados pela IA.
A realidade é que, por mais que eu não de o braço a torcer, não há nada no mercado de estratégia que chega perto da magnitude que foi – e ainda é – o primeiro “Stronghold” e “Stronghold Crusader”. A Firefly Studios é mestre em equilibrar mecânicas como produção de alimentos e materiais, construção de castelos e batalhas gigantescas.
Vale apontar que “Stronghold Crusader” vai vir com todas as melhorias da chamada “Extreme Edition”, originalmente lançada em 2008. Isso significa mapas ainda maiores, e um limite de 10000 unidades. Já sinto o cheiro de partidas que vão durar 3 a 6 horas e não estou reclamando.
E quando vai vir o próximo “Stronghold”? Ainda não se sabe, mas a desenvolvedora já confirmou que o próximo grande projeto está sendo feito na Unreal Engine 5. Torço para que, dessa vez, ela acerte a mão e não viva apenas de remasters.
Veja o trailer do modo coop e mais imagens de “Stronghold Crusader” abaixo. O jogo está previsto para lançamento em 15 de julho.