Se for para listar quais empresas mais abocanharam jogos este ano, a “Hooded Horse” vai estar na frente de todas. A editora, que publicou o jogo brasileiro “9 Kings” e trabalha com a Amplitude em “Endless Legend II” anunciou nesta terça-feira (1º) que irá co-publicar junto com a Ubisoft “Heroes of Might & Magic: Olden Era”. O jogo está em produção pela “Unfrozen” e previsto para entrar em Early Access via Steam ainda este ano.
O anúncio veio acompanhado de um novo trailer de gameplay que, apesar de curto, mostra que a equipe que desenvolveu “Iratus: Lord of the Dead” continua com o foco de manter um estilo “clássico” que remete a “Heroes of Might & Magic III.”. Do combate com o uso de hexágonos e o livro de magias.
A colaboração é puramente estratégica, ao menos é o que diz o anúncio. A Hooded Horse vai se focar na parte de marketing e divulgação do jogo, enquanto a Unfrozen continua o trabalho em “Olden Era”. A Ubisoft continua detentora dos direitos autorais.
Algo me diz que o a Ubisoft tinha um interesse em “Olden Era” quando o anunciou em 2024, mas com a mudança do panorama de jogos em 2025, esse interesse diminuiu consideravelmente. Não é à toa que pouco se fala do jogo via os canais oficiais da empresa.
A Unfrozen, no entanto, não deixou de trabalhar no jogo. Pelo contrário, em junho ela entrou em mais detalhes sobre o sistema de magias que vai ser usado em “Olden Era”.
Ele vai seguir uma linha similar ao de “Heroes of Might & Magic III”. Você vai precisar construir uma guilda de magos se quer aprender novas magias, mas não é mais necessário comprar um livro de magias. A grande diferença é que “Olden Era” vai oferecer dezenas de novos tipos de magias pelo mapa ou por meio de heróis que possuem magias raras.
Já o sistema de regeneração de mana usado para as magias é mais próximo de “Heroes of Might & Magic V”. Cada ponto que o seu herói tem em “conhecimento” te dá 10 pontos de mana e 1 ponto de regeneração de mana por turno. Ou seja, se um herói tem 5 de conhecimento, ele um total de 50 pontos de mana, mas uma regeneração de 5 pontos de mana por turno. Habilidades e equipamentos vão influenciar o quanto de mana cada herói possui.
Agora uma adição curiosa é que você não vai precisar mais capturar outra guilda para aprender mais magias. A sua própria guilda vai permitir que você pesquise todas as magias da sua facção. E, sim, pesquisar. O jogo ainda possui um sistema “aleatório” para as magias iniciais, mas agora você pode pesquisar as magias restantes sem ter que “apelar” para o RNG.
Outra menção notável é a presença de “magias neturas”. Tais magias não pertencem a nenhuma escola de magia e em versões anteriores do jogo eram as magias mais poderosas. Esta categoria que já estava presente em “Heroes of Might & Magic V” é onde magias como “Town Portal” vão estar presentes. O intuito da Unfrozen é reduzir o domínio de certas escolas de magia em comparação a outras.
Para obtê-las, você precisa aumentar o nível do seu herói e investir pontos até que você tenha acesso a um “slot” de magia neutra. Quanto mais poderosa, maiores são os requisitos.
As informações completas sobre as mudanças estão disponíveis no fórum do Steam, e no geral eu gosto bastante delas. Como alguém que jogou muito “Heroes of Might & Magic”, estava mais do que cansado de pessoas spammeando “Town Portal” e dominando o mapa. Ou eu que sou ruim mesmo, mas é uma mudança que vai tornar as partidas 1vs1 online muito mais intensas.
E, vocês não tenham dúvida que eu continuarei cobrindo “Olden Era” até o seu lançamento.
Veja o trailer e mais imagens do game abaixo: