Entenda o que são roguelikes

Rogue-likes, rogue-lites, rogue isso e rogue aquilo. O gênero, que parece ter sido apropriado por empresas de marketing como uma buzzword, oferece ótimos games que nem sempre são tão conhecidos. Conheça um pouco de sua história e quais são suas influências em outros games.

O termo roguelike se origina de games que compartilhavam mecânicas e estruturas com o game Rogue, lançado originalmente em 1980 pela Artificial Intelligence Design para plataformas como o AMIGA, Commodore 64, DOS e outras.

Com um combate por turnos, você deve explorar um calabouço, melhorar seu equipamento, subir de nível e derrotar monstros. Ele teve direta influencia no desenvolvimento de Hack e NetHack, dois outros RPGs que geravam dungeons aleatórias e contavam com as mesmas mecânicas.

Um elemento de suma importância nos roguelikes é o fato de ao morrer você perde todo o progresso, conhecido tecnicamente como permadeath. Isso significa que como você morre no megaman, ele é um roguelike? Não.

Se jogar Diablo no hardcore ele se torna um roguelike? Se usar o conceito da forma mais abrangente do que é um roguelike, sim.

roguelikes

Versão para DOS de Rogue

Digamos que, roguelikes “puros” hoje em dia são escassos, feitos por um desenvolvedor ou pequenas empresas independentes. Games que se apropriaram de certas mecânicas, principalmente o permadeath estão em alta no mercado.

Você provavelmente já viu Binding of Isaac, já ouviu falar de Rogue Legacy ou Spelunky. Dentre os três, o que mais se assemelha a um roguelike é Isaac dado a sua aleatoriedade, itens, campo de visão e por aí vai.

Isso significa então que são jogos ruins? De forma alguma! Minhas incontáveis horas em Binding of Isaac, Binding of Isaac Rebirth e Spelunky são testemunhas que tais jogos foram essenciais para expandir um gênero que estava estagnado criativamente.

Ainda há muita discussão entre os fãs sobre o que constitui ou não um roguelike. Uma discussão que ao meu ver não terá fim. Uns incluirão jogos bem próximos do Rogue original enquanto outros considerarão roguelikes games que contam apenas com mecânicas como o permadeath.

Sendo assim, a lista abaixo se divide em roguelikes e roguelites. Uns com temática / estética / mecânicas mais próximas do rogue e outros games que absorveram alguns elementos e foram desenvolvidos em cima disso.

Alguns dos principais roguelikes do mercado são:

Tales of Maj’eyal

O que são roguelikes

Com um número gigante de classes e locais para serem explorados, Tales of Maj’eyal é um roguelike para ninguém botar defeito. Ele oferece uma das experiências mais “puras” do gênero no mercado.

Nele pode obter habilidades, melhorar seu equipamento, realizar quests em locais que vão de cavernas a planos paralelos a terra. Recentemente ele recebeu a expansão Ashes of Urh’Rok que oferece duas novas classes, novas áreas, eventos e 75 novas habilidades

Ancient Domains of Mystery (ADOM)

O que são roguelikes

Lançado em 1994, Ancient Domains of Mystery ou ADOM oferece ao jogador diversas dungeons para serem exploradas e também um vasto sistema de classes e habilidades. Recentemente seu desenvolvimento foi retomado pelos antigos desenvolvedores e ganhará novas área, como vulcões, novos itens classes e futuramente integração com o Steam.

Nethack

O que são roguelikes

Também gratuito, NetHack sofreu influência direta de Rogue, mas não conta com tantas inovações quanto Tales ou ADOM. Por isso é um roguelike muito mais difícil de se jogar para aqueles não acostumados com o gênero. Recomendável apenas se você quer conhecer um pouco da história.

Dungeonmans

O que são roguelikes

Outro game que ainda não foi lançado, mas está no Steam Early Access é Dungeonmans e merece a sua atenção. Apesar de possuir um sistema de permadeath, ele recompensa o jogador por meio de um sistema de progressão.

Além de criar o personagem, você deve criar uma academia. Esta funciona como uma “base de operações” da sua campanha. Ao explorar os mapas você encontrará livros que permitirão conhecer mais sobre os oponentes e assim causar mais dano a eles. Cada livro retornado a academia dá um bonus de dano para os personagens subsequentes.

Outros roguelikes que merecem a sua atenção são: DoomRL, Dungeon Crawl Stone Soup e Brogue.

Na hora dos roguelites a coisa complica um pouco. É um termo deveras abrangente que se colocar todo jogo que se encaixa nessa categoria é mais fácil copiar e colar o link do Steam.

Sendo assim os jogos abaixo usam as mecânicas de rogue, como permadeath ou melhorias e exploração de uma forma interessante e criativa.

Binding of Isaac Rebirth

O que são roguelikes

Com quase 20 mil viewers diários no Twitch, a influência de Binding of Isaac na implementação de elementos roguelike em outros jogos é inegável. É um jogo divertido, viciante com bastante variedade de inimigos e monstros que você tem de jogar. Se for assinante da PlayStation Plus, aproveite pois o jogo está de graça lá.

Faster Than Light (FTL)

O que são roguelikes

FTL se caracteriza mais pelo elemento estratégico do que os de RPG. Como o capitão de uma nave, você deve explorar a galáxia e salvá-la.

Ele entra na lista graças ao seu sistema de combate, onde você deve atingir pontos vitais da nave inimiga, como o sistema de escudos, e garantir que a sua nave continue funcional durante o combate. Em momentos até mesmo inimigos podem teleportar para a sua nave e tentar matar a sua tripulação.

Crypt of the Necrodancer

O que são roguelikesUm roguelite no estilo musical. Além de lutar contra monstros, você tem de acompanhar o ritmo da música de cada fase. Caso erre o ritmo, você perde o seu turno. O game oferece muito conteúdo e é bem rápido de pegar o ritmo e se viciar.

Legend of Dungeon

O que são roguelikes

Apesar de contar com mecânicas mais simples que os outros games listados, Legend of Dungeon me conquistou por sua bela estética, iluminação, variedade de itens e de inimigos. Além do que, é o único roguelite que oferece uma trilha sonora que evolui de acordo com ações que você faz durante a partida e a possibilidade de usar um gato como chapéu.

Se você não se interessou por nenhum desses? Não tem problema. O Steam oferece outros como Risk of Rain, Rogue Legacy e mais. Confira a lista de todos os roguelikes e roguelites aqui. Um ótimo local para se você saber dos mais novos roguelikes lançados é o Subreddit Roguelikes, com ainda mais recomendações lá.

Entenda o que são roguelikes

About The Author
- Colaborador para a EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.