Para quem não conhece, Combat Mission é uma série de jogos táticos desenvolvidos pela Battlefront, seu objetivo é transpor da maneira mais real possível combates ocorridos na segunda guerra mundial ou cenários fictícios no oriente médio, o que é o caso do Combat Mission: Shock Force.

Assim como fiz a Review de Close Combat – Panthers in the Fog, Combat mission é outra série de wargames que adoro. Perto de Close Combat, Combat Mission é infinitamente mais complexo e difícil. Portanto tenho tido muitas dificuldades para não só relembrar táticas de batalha como posicionamento de unidades, como melhor avançar no inimigo e etc.

Recentemente descobri um guia de seis vídeos produzido pelo Armchair General que define melhor como posicionar suas tropas em combate, conhecer o terrento, preparar elementos defensivos em uma cidade e outras coisinhas que o imenso manual de mais de 150 páginas não comenta sobre.

O primeiro vídeo demonstra os conceitos principais da série:

No segundo, nos é apresentado um exemplo de ataque realizado a uma posição fortificada:

Para o terceiro, temos outros pontos importantes sobre como atacar e melhor utilizar a proteção da área:

Enfim no quarto chegamos a parte defensiva, é exemplificado como melhor espalhar suas unidades para manter os flancos e áreas defendidas em uma cidade:

No quinto o conceito defesa é expandido e melhor demonstrado por meio de duas batalhas:

Por fim, o sexto e último episódio fecha com pequenas dicas sobre os assuntos abordados acima e comenta um pouco sobre como conhecer o terreno:

Como eu tenho quase toda a certeza do MUNDO que você não tem o menor interesse em Combat Mission, deixo esta música para alegrar o seu dia. 🙂

 

Guia básico para Combat Mission

| Artigos |
About The Author
- Colaborador para a EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.