Você já jogou algo e se apaixonou pela interface? É uma ocasião raríssima, mas foi bem o que aconteceu comigo e “Xenopurge”, o projeto da Traptics previsto para entrar em Early Access no Steam a partir de 11 de julho. Preço no Brasil ainda não foi divulgado.
Embora autointitulado um “Autobattler’, o jogo está mais para um misto de estratégia com terror onde você tem controle parcial sob uma equipe de soldados enviado para cantos remotos do universo com o objetivo de eliminar todo e qualquer tipo de alienígena que estiver no caminho deles.
O que o diferencia de tantos outros títulos do mesmo estilo está justamente na sua interface. A Traptics traz um forte componente de “fisicalidade” por assim dizer para cada elemento do jogo. Ao invés de você navegar por dezenas de menus, você precisa mudar de telas para enviar comandos, planejar rotas de acordo com o que está acontecendo durante a missão.
Ou seja, você nunca de fato tem uma visão geral do que de fato ocorre, apenas as mensagens de áudio dos seus soldados e indicadores na tela. A tensão de saber que as suas tropas estão sendo atacadas, mas a sua visão está focada em outra tela tentando encontrar uma rota de saída é uma sensação sem igual.
O pouco que eu joguei da demo durante o Steam Next Fest mostrou que a Traptics não está brincando no que diz respeito a dificuldade. Pode se preparar para perder uma, duas, três, até dez vezes uma missão. A curva de aprendizado é alta e é bem do jeito que eu gosto.
“Xenopurge” está previsto para ficar pelo menos durante 6 meses em Early Access. Durante esse período a desenvolvedora vai adicionar novos esquadrões com mecânicas únicas, mais variedade para missões e mais níveis de dificuldade. A estimativa é que ele ainda seja lançado este ano.
De acordo com a desenvolvedora, o conteúdo que vai estar disponível em 11 de julho já representa metade do jogo. E, se a demo for algum indicador, eu sei que vou abraçar esse jogo e não soltar tão cedo.
Veja o trailer e mais imagens de “Xenopurge” abaixo: