Em nota, a Wargame Design Studio – mais conhecida por dar continuidade aos wargames da “John Tiller Software” – anunciou nesta sexta-feira (15) o lançamento do seu segundo jogo da série “Sword & Siege”, “Sword & Siege: Age of Longbow”. Dessa vez a desenvolvedora sai dos cercos das cruzadas e se volta para a Guerra dos 100 anos. Ele está à venda no site oficial por US$39,95.
Composto por 94 cenários e um sistema de campanha, este é um dos projetos com menor “distância” entre as unidades que a desenvolvedora já produziu. Cada hexágono equivale a 100 metros e cada turno equivale a 15 minutos. Certos cenários são ainda mais “rápidos”, com hexágonos de 40 metros e turnos de 10 minutos.
Em termos práticos isso significa um jogo onde o confronto entre as tropas – como é de se imaginar do período – é muito mais intenso e direto. A maioria das unidades é formada por companhias ou companhias com líderes e artilharia.
Como é de se imaginar de um wargame ambientado na guerra dos 100 anos, o foco é o uso bastante presente do arco longo durante as diversas batalhas de Orleans, Auray, Cadzand e Neville’s Cross. A desenvolvedora já preparou um gigantesco PDF com mais de 100 páginas e recomendação de livros para leitura e compreender melhor o conflito. Informações sobre estão disponíveis no blog oficial da desenvolvedora.
Conhecendo o trabalho da “Wargame Design Studio”, “Sword & Siege: Age of Longbow” é aquele wargame que vai durar dezenas, se não centenas de horas. A única exclusão no momento é a presença de batalhas de cerco – que dão as caras no já coberto por mim “Crusaders Book I”.
De acordo com a desenvolvedora, os fortes Europeus ficariam muito pequenos no mapa usado para o wargame, mas ela não descarta a possibilidade de uma expansão no futuro.
Veja mais imagens do game abaixo. E, como já aviso de antemão, é um wargame, não uma obra de arte de altíssimo calibre. Não espere visuais marcantes, mas uma boa dose de complexidade. Ao menos ela já confirmou melhorias visuais, uma trilha sonora mais variada e mais opções de visualização comparado a “Crusaders Book I”
Veja mais imagens de “Sword & Siege: Age of Longbow” abaixo.