O nome “Wargame Design Studio” pode não ser muito conhecido, mas para quem gosta de wargames com uma camada profunda de complexidade, é sinônimo de qualidade. A empresa, que tomou as rédeas da finada “John Tiller Software” em 2021 lançou na última semana mais um game – “Panzer Campaigns: Poland ‘39”. Ele está à venda no site oficial por U$39,99.
Embora o preço seja um tanto quanto salgado para os brasileiros, ele é mais do que justificável. O novo título da franquia se no avanço da Alemanha Nazista na Polônia a partir de 1º de setembro de 1939. Mas o que o diferencia de outros wargames que abordam o tema é a quantidade absurda de cenários e pesquisa para que ele seja o mais “próximo da realidade” em termos de composição das tropas.
São um total de 77 cenários que englobam a operação Fall Weiss, os ataques a Lwow, Gdynia, a primeira tentativa de cerco de Varsóvia em 9 de setembro de 1939 e a queda da cidade em 25 de setembro.
O que me atrai tanto na franquia “Panzer Campaigns” é que, apesar do escopo gigantesco de batalhas, elas ainda são “pequenas” o suficiente para que você sinta o impacto de perder uma ou mais tropas durante um turno.
Cada hexágono do mapa é equivalente a um quilômetro e você tem um controle muito mais direto das unidades. A Wargame Design Studio, evita, quando possível, sistemas “abstratos”. Ou seja, você vai ver tropas perdendo moral ou até mesmo “fugindo” do campo de batalha caso faça uma manobra arriscada demais e ela não dê certo.
Não vou negar que a curva de aprendizado da franquia – e isto inclui “Poland ‘39” –, é altíssima. O wargame não possui tutoriais interativos. Ou seja, pode se preparar para ler um manual e seguir um guia de como funcionam as principais mecânicas.
Dito isso, se você conseguir ultrapassar essa barreira, vai encontrar uma das minhas franquias favoritas de wargames – somente atrás de “Squad Battles”, também da Wargame Design Studio.
Veja mais imagens de “Poland ‘39” abaixo: