Em nota, a Joint Warfare Simulations e a Matrix Games anunciaram na última sexta-feira (26) que a franquia “War in the East”, mais conhecida pelos seus gigantescos mapas e complexidade, vai receber um sucessor espiritual em janeiro de 2026, “War in Spain 1936–39”. Ele está previsto até então para sair apenas pela loja da Matrix Games.
Deixando de lado o teatro do leste europeu (ou do oeste no caso de “War in the West”), “War in Spain” se foca primariamente na guerra civil espanhola, um conflito menor em comparação ao que já foi feito para os títulos anteriores, mas não menos complexo.
A ideia da Joint Warfare Simulations é representar o conflito da forma mais “realística” e “complexa” possível. Isso inclui, mas não é limitado a unidades que evoluem de grupos de militantes no começo do conflito até regimentos mais “profissionais” no final dele, ênfase no uso de embarcações tanto espanholas como a de seus aliados e dezenas de modelos de aviões.
Se você nunca jogou um título da franquia, ele se “orgulha” do seu alto nível de complexidade com sistemas de logística robustos, e simulação até mesmo da quantidade de munição que uma unidade pode ter. Em um wargame cujo escopo é a região inteira da Espanha, isso é assustador.
De acordo com a Joint Warfare Simulations, “War in Spain 1936–39” vai ser composto por 9 campanhas e cenários de diferentes tamanhos. A lista completa não foi revelada, mas a equipe já confirmou que uma campanha que dura do começo até o fim da Guerra Civil espanhola vai estar presente.
Ainda não sei se terei tempo, ou até coragem de jogá-lo. Tive lá as minhas dificuldades com “War in the East” dado a duração de vários cenários e certos problemas em relação a IA. Espero que a equipe tenha melhorado essa área, ou ao menos refinado a (dolorosa) interface.
Veja as primeiras imagens do wargame abaixo