Dwarf Fortress

De todos os anúncios que eu esperava este ano, o fato de que “Dwarf Fortress” vai sair no Steam e Itchio a partir de 6 dezembro por US$29,99 (ainda sem preço no Brasil) era uma das poucas coisas que eu imaginava não acontecer. Mais uma vez fui pego de surpreso com o anúncio da Kitfox Games e da Bay 12 Games confirmando a data.

A nova “versão” de Dwarf Fortress para o Steam terá um novo visual, uma nova interface com menus navegáveis, um tutorial, uma nova trilha sonora e efeitos especiais assim como outras melhorias para tornar o jogo “amigável”. A versão clássica continuará a ser oferecida no site oficial da Bay 12 Games sem custo adicional.

Para quem não andou acompanhando o desenvolvimento, não se desespere. “Dwarf Fortress” não foi simplificado ou teve alguma funcionalidade removida, a versão Steam do game apenas o torna algo mais tangível para boa parte das pessoas que tem interesse em aprender o jogo mas não querem lidar com múltiplos pacotes da comunidade e tutoriais de 3000h. Se bem que esta última parte pode continuar sendo verdade dependendo de como o tutorial do game vai ser implementado.

Outra grande diferença é que a versão do Steam será lançada inicialmente com o modo “Fortress” e o modo “Legends”. O modo roguelike, também conhecido como “Adventure” não estará presente, mas deve chegar nos próximos meses. Um roadmap foi divulgado com uma visão geral do que esperar acerca das atualizações.

Considerando que eu devo ser um dos poucos que tem interesse no modo “Adventure”, é compreensível que a versão Steam de Dwarf Fortress não venha acompanhada dela. Eu também tenho um bom conhecimento do jogo – ainda mais depois de apanhar anos aprendendo-o. Obviamente vou ficar de olho e acompanhar esta versão para ver como ela vai se sair em termos de tutoriais e acessibilidade.

Dwarf Fortress é um jogo fantástico que eu sempre desejei que mais pessoas pudessem aproveitá-lo. Ao que tudo indica, a nova versão Steam é a melhor opção.

Veja o trailer de anúncio abaixo:

Versão Steam de “Dwarf Fortress” sai no começo de dezembro

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.