“Devagar e sempre” tem sido o Modus Operandi da “Channel 3 Entertainment” e seu jogo de construção / logística “Foundry”. Embora as atualizações não tenham vindo com a mesma rapidez do que outros jogos do gênero, a desenvolvedora tem dado alguns saltos notáveis. Recentemente ela lançou a versão 2.2, que adiciona novas mecânicas de terraformação.
Presente desde que o jogo entrou em Early Access, o sistema de terraformação até então era um tanto quanto “limitado”. Você podia gastar horas destruindo blocos no estilo “Minecraft” ou utilizar explosivos que não garantiam que iam causar o dano necessário para criar, por exemplo, um túnel.
A partir da nova versão, agora é possível construir naves de perfuração e determinar a zona de destruição de explosivos ou determinar zonas de “escavação” para seus robôs. Claro que todos esses elementos agora fazem parte do “loop” de logística do jogo. Naves de perfuração, por exemplo, requerem uma fonte de combustível.
Do pouco que eu experimentei, o novo sistema é elegante e supre praticamente todas as necessidades de uma fábrica de grande escala. Foi-se o tempo de ficar contornando montanhas em “Foundry”. Aleluia, eu não aguentava mais.
A próxima adição para o game — ainda sem data definida — vai ser um sistema ferroviário. No momento ele está em fase de testes interna e o pouco que a desenvolvedora compartilhou até o momento me deixa bastante esperançoso para o seu futuro.
“Foundry” é um daqueles títulos que eu realmente gostaria que mais pessoas dessem uma chance. Ele pode parecer com “Satisfactory” ou similares, mas tem a sua pegada e a sua proposta própria, e evolui a cada atualização. Se você o jogou quando entrou em Early Access e nunca mais tocou, recomendo retornar. O desempenho está muito melhor.
A lista completa de alterações está disponível no fórum do Steam. Veja o trailer da atualização, e do sistema ferroviário, abaixo. Foundry está à venda por R$124,99