Após ser adiado por conta da quantidade absurda de lançamentos dos últimos dias / semanas, a Fair Games anunciou que o RPG “Necesse” finalmente vai sair de Early Access nesta quinta-feira (16) por US$ 14,99 (R$46,99). Isto conclui pouco mais de uma década de desenvolvimento e a transição do jogo para um modo de mundo aberto.
Criado por Mads Skovgaard, “Necesse” ganhou a minha atenção desde que deu as caras na plataforma da Valve pela sua ambição. Além de ser um RPG com elementos de sobrevivência, ele também conta com elementos de gerenciamento, dungeon crawling e uma boa dose de personalização.
Cada partida começa com você no “controle” de um pequeno vilarejo. Cabe a você então decidir, ou não, expandi-lo. Você pode investir dezenas de horas obtendo materiais, criando casas e atraindo uma população cada vez maior. O jogo conta com mecânicas de crafting, atribuição de tarefas para cada morador da cidade e um sistema relativamente robusto de automação.
Por exemplo, você pode criar um vilarejo, expandi-lo para uma pequena cidade focada quase que exclusivamente na obtenção e refinamento de minérios. Esses minérios podem então ser vendidos para outras cidades, utilizado para melhorar as casas, ou criar equipamentos para o seu personagem.
Quem preferir o lado mais “ação”, pode simplesmente ir direto para as dezenas de dungeons que o jogo gera aleatoriamente. Cada dungeon tem um chefão, loot, armadilhas, diferentes níveis de dificuldade, e por aí vai.
Uma das grandes adições da versão 1.0 vai ser o sistema de mundo aberto. Até então o game era separado por “ilhas”, mas a partir desta quinta-feira (16) você vai poder explorá-lo sozinho ou com outros jogadores sem nenhuma tela de carregamento. Um feito impressionante considerando o escopo do game. Ele também tem suporte a servidores com mais de 50 jogadores. Boa sorte, no entanto, tentando decifrar o caos que vira cada batalha.
Outra adição que me interessa muito é o novo sistema de incursões. Pense nelas como “raids” dos MMOs ou mapas endgame de jogos como “Path of Exile”. Você as acessa por meio de um portal que requer um bloco especial e, quanto mais raro, melhor vai ser o loot. E, quanto melhor o loot, mais modificadores o mapa vai ter. Esses modificadores vão de cavernas que chacoalham com terremotos e fazem com que pedras caiam, a dungeons infestadas de zumbis.
Eu considero “Necesse” um jogo essencial para quem gosta de sobrevivência, bem ao lado de “Core Keeper” – outro queridinho meu. Levando em conta o preço relativamente acessível para os padrões do Brasil, não me surpreenderia se ele acabasse fazendo ainda mais sucesso por aqui no lançamento.
Veja o trailer da versão 1.0, o novo sistema open world, o novo sistema de incursões e mais imagens do game abaixo: