Em nota, a Anshar Publishing e a Evil Gingerbread Studio anunciaram nesta semana que “Whispers of the Eyeless”, um misto de RPG, estratégia em turnos e gerenciamento, vai ser oficialmente lançado em 17 de março. Ele atualmente sem contra em Early Access e pode ser comprado por R$59,99.
Ambientado na cidade de Aranthor, você assume o papel de um profeta que tem como principal objetivo atrair novos devotos para o seu culto, e expandi-lo na cidade. Claro que as coisas não são simples assim. Além de competir com outros cultos — cada um com um propósito ou uma “visão” para o futuro da cidade —, você vai ter que lidar com as autoridades da cidade tentando impedir que o seu culto expanda.
Em termos de jogabilidade, isso significa uma boa dose de combate em turnos onde os seus discípulos tomam a frente. Mas, todo cuidado é pouco. Assim como “Darkest Dungeon” e similares, um ataque crítico em um dos seus discípulos pode significar um debuff permanente e uma redução considerável na influência do seu culto na cidade.
Além do combate, “Whispers of the Eyeless” vem com um sistema de gerenciamento de base no qual você pode expandi-la com novas salas de treinamento, cofres e uma área de “troféus” de acordo com o quanto você avançou no jogo. Quanto maior a sua base, mais chances do seu culto ser bem-sucedido em dominar a cidade.
Outro ponto interessante é a inclusão de um sistema de geração procedural para os distritos do game — Cidade Velha, Masmorras e Cidade Alta. Os eventos que você encontra também são aleatórios. Ou seja, você vai falhar, e muito, antes de conquistar a cidade.
A versão 1.0 vai incluir o restante da campanha do jogo, dois novos distritos, a possibilidade de personalizar o seu profeta e uma mecânica de “ascenção” que torna “Whipsers of the Eyeless” mais difícil. A “ascenção” só vai ser liberada após terminar a campanha.
Confesso que, embora eu tenha o jogo, não o testei o suficiente para dar uma opinião concreta. No entanto, o que eu joguei do modo campanha foi fascinante — ainda mais no que tange a direção que o seu culto vai seguir e já adianto que nenhuma delas é “bondosa” — você vai poder mentir, manipular ou invocar pragas nas facções inimigas. Eu certamente vou ficar de olho na versão final.
Ainda bem que 17 de março não está longe, pois quero muito ver como a história vai se desenrolar. Até lá, quem sabe eu não dou uma olhada mais aprofundada no game?
Veja o trailer e mais imagens de “Whispers of the Eyeless” abaixo:







