Mais uma vez, não sei se sou eu ou são os meses que estão passando rápido demais. Eu pisco e pelo menos quatro jogos que eu estou interessado saem quase que simultaneamente. Agora cá estamos na semana de lançamento de “Borderlands 4”. Previsto para 12 de setembro, a Gearbox recentemente divulgou os horários em que o shooter vai estar disponível no PC, PlayStation 5, Xbox Series S/X e Nintendo Switch 2 a partir de R$379,90.
Para aqueles que jogam no PC, como eu, o game vai estar disponível tanto via Steam quanto Epic Games Store a partir das 13h (Horário de Brasília) de quinta-feira, 11 de setembro. Já quem joga nos consoles vai ter acesso a partir das 00:00 (Horário de Brasília) de 12 de setembro. A exceção fica para o Nintendo Switch 2, que só vai dar as caras em 3 de outubro às 01:00 (Horário de Brasília).

A Gearbox também divulgou recentemente parte do conteúdo planejado para o pós-lançamento. Eles estão divididos entre atualizações gratuitas, eventos, pacotes narrativos e Bounty Packs.
O primeiro pacote – que vem na forma de um Bounty Pack – não necessariamente expande o mapa do jogo, mas adiciona novas missões e equipamento de nível alto, um novo chefão, e expande a narrativa de certos personagens após a conclusão da campanha principal. Este pacote gira em torno do líder dos Outbounders, Rush. Ele está previsto para sair no quarto trimestre desse ano.
Já o segundo pacote, um “Story Pack” — “Mad Ellie and the Vault of the Damned” — traz o retorno da personagem Ellie e vem com uma temática de horror cósmico. Ele inclui uma nova região, missões principais e secundárias, novos equipamentos lendários e um novo personagem jogável. A previsão é que ele seja lançado no começo de 2026.
Até lá “Borderlands 4” vai receber duas grandes atualizações. A primeira, prevista para o começo de outubro introduz o evento “Horrors of Kairos” com variantes climáticas, novas armas lendárias e itens cosméticos. A outra atualização gratuita deve dar as caras em dezembro com uma variante de chefão, e obviamente, mais loot.
Como alguém que não apreciou tanto a narrativa principal de “Borderlands 3”, mas gostou muito dos DLCs, eu espero que a Gearbox tenha dado uma refinada na trama – ou ao menos diminuído a quantidade absurda de piadas.
Em termos de jogabilidade, tudo o que eu vi até então o coloca muito acima de todos os jogos anteriores. Ainda mais que a própria Gearbox afirmou que ela “exagerou” na quantidade de equipamentos lendários do antecessor – o que praticamente destruiu a identidade de certas armas ou até mesmo de muitas builds.
Eu acredito que “Tiny Tina’s Wonderlands” foi um passo na direção correta – apesar de muitos não terem gostado da ênfase na narrativa. Ao que tudo indica, “Borderlands 4” pode ser o meu favorito da franquia.
Veja o trailer mais recente e mais imagens do shooter abaixo: