Com meros dias até o lançamento dos Gauleses e Bizantinos para os donos do “Passe Nova Fronteira” de Civilization VI, a Firaxis e a 2K finalmente entrou em detalhes sobre como as novas civilizações irão atuar dentro e fora do campo de batalha.

Os Bizantinos, liderados por Basil 2, são sobre conquista territorial via militarismo ou religião. Isso ocorre pelas suas duas unidades exclusivas — o Dromon Ship e o Tagma — e a habilidade especial “Taxis”. Em suma, essa habilidade aumenta o poderio militar das unidades para cada cidade sagrada convertida para a religião dos Bizantinos. Já o sistema de expansão de religião funciona um pouco diferente. Ao invés da expansão tradicional de Civilization VI, a religião dos Bizantinos expande sua zona de influência quando o jogador elimina uma unidade inimiga.

Tudo indica que os Bizantinos serão um tanto fortes no early game, o melhor momento para você estabelecer uma boa zona de influência antes que outros jogadores — sejam IA ou não — comecem a fundar novas cidades. Prevejo uma correria danada, mas pelo menos é algo diferente para Civilization VI.

Os Gauleses, liderados por Ambiorix, são sobre posicionamento de unidades e bônus para cultura. A sua habilidade especial, Hallstatt Culture, garante que minas deem um bônus de cultura para distritos adjacentes. Em contrapartida, distritos especializados não podem ser construídos próximo ao centro da cidade e não recebem bônus de outros distritos.

Agora o mais interessante fica para habilidade de Ambiorix — King of the Eburones. O líder ganha bônus de cultura toda vez que uma unidade militar é treinada. Em conjunto, unidades militares de combate corpo a corpo, anti cavalaria ou munidas com armas de longo alcance recebem bônus de dano caso estejam do lado de outra unidade do mesmo tipo.

Eu vejo os Gauleses sendo úteis tanto em early quanto mid e late game. A ideia de ativar uma habilidade antes de cercar uma cidade aponta para uma civilização com potencial de ser a mais forte no momento de Civilization VI. O problema mesmo vai ser o jogador aprender a posicionar bem as unidades. Se bem que, com a IA fraca do jogo, isso não deve demorar muito.

Ambas as civilizações e novos modos de jogo para os donos do passe “Nova Fronteira” estarão disponíveis a partir de 24 de setembro tanto para PC quanto para consoles. Elas também poderão ser compradas de forma avulsa.

Veja Gauleses e Bizantinos de Civilization VI em ação

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.