Ultimate ADOM

Na minha cabeça Ultimate ADOM ia ficar ao menos mais uns três ou quatro anos em desenvolvimento, quem sabe até mais. Afinal, todos sabemos que um roguelike não está de fato finalizado. Todavia, a Team ADOM quer pelo menos por um ponto final no período de acesso antecipado confirmando o lançamento dele para 25 de agosto. Junto a isto ela lançou a maior atualização até então para o game – a 0.9 ou conhecida como o “Combat Update”.

Em testes internos há mais de um mês, o intuito da atualização é tornar o sistema de combate mais fácil de compreender sem que ele perca a complexidade. Agora é mais simples de entender qual build criar e posteriormente se especializar. Além disso, as habilidades atuais foram rebalanceadas e tiveram 20 novos níveis de progressão adicionado.

Outro ponto importantíssimo ponto é a suposta melhoria na IA dos inimigos, principalmente em áreas mais profundas da dungeon. Tais inimigos também terão a chance de deixar cair tesouros específicos onde você poderá escolher qual item ou equipamento você deseja obter.

Eu ainda não me aprofundei nas mudanças desta nova versão, mas posso garantir que a IA dos inimigos está muito mais perspicaz em relação ao posicionamento do jogador e a frequência que eles usam magia.

Eu só me impressiono mesmo em Ultimate ADOM sair de acesso antecipado tão cedo, ainda mais considerando todo o legado de ADOM. Sem dúvidas é um jogo bastante complexo e com ideias interessantes, mas bem menor em escopo. Bem, talvez isso seja para o melhor pois assim eu vou conseguir terminá-lo um dia.

Pergunte-me se eu fui vitorioso daqui há uns 10 anos.

Ultimate ADOM recebe versão 0.9, lançamento ocorre em agosto

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.