Até o final do ano passado, eu estaria com o pé atrás sobre a ideia de um jogo da série “Thief” em VR, mas após a Vertigo Games me provar o quão ela evoluiu com “Metro Awawkening”, estou curioso para ver como “Thief VR: Legacy of Shadow” – em produção conjunta com a Maze Theory – vai se sair. Ele está previsto para 4 de dezembro no PC, Meta Quest e PSVR2. As pré-vendas já está disponível a partir de R$119,95.
Se você está pensando no retorno triunfal de Garret, esqueça. A protagonista da vez é Magpie, que tem um gigantesco acerto de contas com a família Northcrest — um dos principais antagonistas do reboot de 2014.
Eu já imagino que fãs da franquia clássica já deram uma ligeira torcida de nariz, afinal, o reboot não foi nem um pouco recebido pelos fãs pela “simplificação” de muitas mecânicas e linearidade de muito dos mapas.
Se o trailer de lançamento, divulgado nesta terça-feira (2) for alguma indicação, “Thief VR: Legacy of Shadow” é um híbrido entre as mecânicas clássicas e um estilo de jogo mais “sandbox”.
Como é de se esperar de um jogo em VR, você vai poder pular, saltar, se pendurar em objetos para não ser visto pelos guardas e utilizar uma multitude de itens para despistá-los. Ou, se preferir, bater com algum objeto na cabeça deles – o passatempo preferido de qualquer jogador de Thief. O arco e flecha, um elemento clássico da franquia, retorna junto com a possibilidade de apagar tochas ou outras fontes de iluminação.
Outro ponto crucial é que, aparentemente, “Thief VR: Legacy of Shadow” não utilizará mapas interativos, mas sim mapas que você precisa segurar nas mãos e se orientar pela área em que você está. Se o jogo tiver a opção de remover qualquer indicador de objetivo, melhor ainda.
Como um entusiasta em VR e que possui um PC potente o suficiente para rodar o game, eu espero que essa seja uma porta de entrada para aqueles que nunca tiveram a chance de jogar a franquia.
Sei que é uma porta pequena dada a limitação de óculos de RV aqui no Brasil, mas “Thief” é atemporal e se a Maze Theory conseguir transpor 1/3 da imersão que eu sentia nos jogos originais para a realidade virtual, eu vou ficar contente.
Veja o trailer e mais imagens abaixo:





