Em nota, a ThatGameCompany, mais conhecida por “Journey” e “Sky: Children of the Light” anunciou nesta segunda-feira (8) que realizará um gamejam, o “ThatGameJam”. As inscrições vão ser abertas em 20 de dezembro, e os finalistas e eventuais vencedores em 14 de fevereiro de 2026.
Embora o tema ainda não tenha sido revelado, a desenvolvedora já abriu um servidor do discord para discutir ideias e encontrar equipes – caso queira – e confirmou que o gamejam terá prêmios em dinheiro como “melhor gameplay”, “melhor visuais” pagando US$2000,00 cada e um prêmio para o vencedor no valor de US$3000,00. O júri é composto de membros da desenvolvedora – incluindo o CEO Jenova Chen, e a diretora de inovação da USC Tracy Fullerton –, além de outros membros da indústria.
Aqueles que estiverem interessados em participar podem acessar o servidor pela página da desenvolvedora no Itch para mais detalhes e acesso ao servidor do Discord.
Pessoalmente eu acho interessante a ideia por trás de um gamejam da ThatGameCompany, ainda mais que esse não é a primeira vez que a desenvolvedora entra nessa empreitada — com um outro gamejam realizado em conjunto com a Coreblazer em maio de 2025 cujo tema foi “generosidade”. Por outro lado, eu fico com o pé atrás com o conceito de “vencedores” e “prêmios”.
Tipicamente vejo gamejams – como o Dungeon Crawler Gamejam, um dos meus favoritos – como uma ótima maneira de se conectar com outros desenvolvedores e trocar ideias. Colocar prêmios em dinheiro cria um senso de competitividade que eu não vejo como saudável.
Dito isso, eu ainda acho uma ideia interessante, e, na pior das situações, é uma boa oportunidade de encontrar pessoas com gostos e interesses parecidos com o seu.
Mais detalhes estão disponíveis na página da desenvolvedora no Itch. Também recomendo darem uma olhada no gamejam anterior e os seus respectivos projetos.

