Após permanecer praticamente exclusivo de seu site oficial por mais de uma década, a Wargame Design Studio – equipe que deu continuidade ao trabalho da “John Tiller Software” – anunciou nesta segunda-feira (20) que irá trazer os seus wargames para o Steam. A primeira leva deles, a série “Sword & Siege Crusades: Book I” e “Book II”, está à venda a partir de R$219,77 cada.
Focadas nas diferentes cruzadas de 1095 até o cerco de Constantinopla em 1204, o wargame se diferencia da grande maioria não só pela quantidade assustadora de pesquisa para replicar o mais próximo possível dos exércitos que lutaram durante os conflitos, mas pelo seu grau de complexidade.
Isto inclui, mas não está limitado a, uma ordem de batalha completa dos exércitos do ocidente e das alianças islâmicas, um sistema que calcula destruição de muralhas e novas mecânicas de cerco. O último ponto é especialmente importante, pois essa é a primeira vez na história da desenvolvedora que ela tenta recriar cercos medievais de forma mais “realista”.
Embora eu não esteja muito contente com o preço e esperava que a desenvolvedora fizesse uma conversão mais “gentil” para o Brasil, eu digo com tranquilidade que tanto “Sword & Siege Crusades: Book I” quanto “Sword & Siege Crusades: Book II” são wargames excepcionais. Eu comprei ambos pela loja da Wargame Design Studio e apenas arranhei a superfície. É aquele tipo de jogo que você compra e só vai ver tudo o que ele tem a oferecer depois de anos. Só se prepare para ler muito, pois o título não possui um tutorial interativo.
Veja o trailer e mais imagens abaixo:





