Após um anúncio um tanto quanto surpresa em agosto, a Haemimont Games e a Paradox Interactive confirmaram nesta quarta-feira (15) que “Surviving Mars: Relaunched” vai ser lançado em 10 de novembro no PC, PlayStation 5 e Xbox Series S/X. Ele vai estar à venda por US$59,99. Donos do jogo original vão receber um desconto que reduz para US$19,99. Preço no Brasil ainda não foi divulgado.
Originalmente lançado em 2018, a nova versão de “Surviving Mars” vai incluir todos os DLCs e pacotes cosméticos já publicados para o game, melhorias visuais e na interface. A maior adição é um sistema de facções e política.
Ao contrário da versão original, os cidadãos de marte de “Surviving Mars: Relaunched” agora terão um alinhamento político que se altera à medida que a campanha progride. Eles poderão participar de facções ou grupos políticos, e as suas ações vão impactar a opinião deles sobre você. Isso abre espaço, obviamente, para influenciá-los a te apoiarem.
Junto com o anúncio da data, a Haemimont Games revelou que trabalha em duas novas expansões para o game: “Feeding the Future” e “Machine Utopia”. A primeira irá expandir o sistema de alimentos com maior variedade de comidas e um sistema mais robusto de produção, distribuição e como os alimentos vão afetar os seus habitantes — incluindo o nível de conforto e sanidade. A segunda permitirá você construir robôs e criar complexos industriais em marte.
“Feeding the Future” me soa como a sua expansão “típica” de um jogo da Haemimont Games. Agora o que me interessa mesmo é “Machine Utopia”. Será que iremos ter novos cenários alternativos onde as máquinas irão se rebelar contra a população de Marte? A desenvolvedora já começou a divulgar diários de desenvolvimento no site oficial com algumas das mudanças pontuais da nova versão, recomendo lê-las.
Levando em conta que a série “Surviving” teve maior sucesso com “Surviving Mars”, faz sentido que a Paradox se foque nela – ainda mais agora que comprou a Haemimont Games. A empresa evoluiu muito de 2018 para cá com jogos como “Stranded: Alien Dawn” e o fantástico “Jagged Alliance 3”.
Meu único receio é que a Paradox a coloque apenas para expandir um único jogo ao invés de permitir que ela seja criativa. Se ela conseguiu criar uma sequência para um dos meus jogos táticos favoritos, imagine o que ela pode fazer no futuro? Espero que “Surviving Mars: Relaunched” seja só um pequeno passo para a desenvolvedora, e que a Paradox a permita explorar novas ideias.
Veja o trailer mais recente, e mais imagens da nova versão de “Surviving Mars” abaixo: