Em nota, a Paradox anunciou nesta terça-feira (2) que a segunda expansão prevista para este ano de Stellaris, “Shadows of the Shroud”, vai estar disponível a partir de 22 de setembro por R$71,99. Ela faz parte do pacote de expansão da temporada 9, que está à venda por R$161,99.
Traçando um caminho ainda mais forte para o lado do misto de ocultismo com ficção-científica, “Shadows of the Shroud” introduz um novo caminho de ascensão psiônica. Com ele voce vai poder manipular a opinião da sua população e de outras facções presentes na partida.
Esta nova acensão é diretamente ligada a outra inclusão notável — e de longe a minha favorita —, é uma repaginação o sistema de Shroud. Se a sua civilização conseguir resolver os enigmas do Shroud (Véu), a maioria deles ocorrendo por meio de uma cadeia de eventos, voce vai ter acesso a “patronos”. Pense neles como divindades. Quanto maior afinidade voce possuir com eles, maior bônus o seu império vai receber.
“Shadows of the Shroud” também inclui uma repaginação para a crise “End of the Cycle”, introduzida com a expansão “Utopia”. A crise, que permitia obter tecnologias ocultas ou raríssimas, mas que praticamente acabaria com a sua civilização agora pode ser postergada. Me pergunto se haverá maneiras de interrompê-las completamente. Vale apontar que os donos de utopia vão continuar a ter acesso a crise, mas sem as adições trazidas pelo dlc.
“Shadows of the Shroud” também vem acompanhado de três novas origens – Endbringers, Mindwardens e Shroud-Forged – assim como seis novas civics, auras psiônicas e dois novos conjuntos de naves. Como de costume, ela será lançada junto da atualização 4.1, intitulada “Lyra”.
As primeiras imagens divulgadas no fórum da Paradox me deixam bastante curioso sobre a mecânica de “Shroud”, uma nova interface sempre me diz que vem coisa boa por aí. A dúvida é, será que teremos o mesmo ciclo de uma atualização que “quebra” o restante do jogo como foi com “Biogenesis”?
Veja o trailer e as primeiras imagens da expansão abaixo: