Não sei se sou eu, ou se os jogos de “fazenda” estão ficando cada vez mais ambiciosos em termos de escopo. Se de um lado temos “Stardew Valley” – que parece que nunca vai parar de receber atualizações – do outro temos “Starsand Island”, que entrou em Early Access nesta quarta-feira (11) por R$75,99 e promete o mundo.
Produzido pela Seed Sparkle Lab, o jogo entra no período de Early Access já com todo o sistema de fazenda, construção de casas, mineração, pesca e gerenciamento de animais implementado. Além disso, ele vem com uma “pitada” de logística permitindo a automatização de certas tarefas.
Boa parte da campanha também já está presente, com um total de 40 NPCs com quests ou potenciais romances para aqueles que tem interesse em se casar no mundo virtual.
Mas o que me chama mesmo a atenção é o seu escopo e personalização. A variedade de biomas é assustadora, com regiões desérticas, praias, montanhas e as planícies típicas de jogos de fazenda.
Em teoria, cada um desses locais vai ter uma ou mais locações para você construir a sua casa e expandir a sua fazenda. No entanto, a desenvolvedora não delineou se todos os locais já estão acessíveis na versão de Early Access ou não. Ao menos ela já confirmou que você pode ter o seu próprio cavalo — assim como outros tipos de montarias — e usá-lo para explorar a ilha. Pelo visto alguém ouviu as minhas reclamações sobre a “lentidão” de “Stardew Valley”.
Já no que tange a personalização, o jogo utiliza tanto um sistema de “grid” para posicionar móveis, mas você também pode editar tantos os seus visuais quanto ajustá-los meticulosamente com um sistema “livre”. Tais mecânicas tendem a estar mais presentes em jogos como “Planet Coaster 2”, e não um jogo de fazenda.
A previsão é que “Starsand Island” fique pelo menos mais quatro meses em desenvolvimento – um tempo curtíssimo comparado a outros jogos do gênero. Esse período pode, é claro, se estender caso necessário, mas vai se focar primariamente em finalizar as quests principais da campanha e implementar o modo multiplayer.
Devo dizer que estou curiosíssimo para testar “Starsand Island”. Os visuais são fantásticos, ele já aparenta estar recheado de atividades e pode acabar se tornando um dos meus favoritos ao lado de “Story of Seasons: Grand Bazaar”. E, não, infelizmente eu não sou um grande fã de “Stardew Valley”. Desculpe decepcioná-los.
Veja o trailer e mais imagens do game abaixo:





