Não é a primeira vez que eu escuto falar sobre o brasileiro “Esquadrão 51 contra os discos voadores”. O projeto da Loomiarts e da Fehorama Filmes tentou angariar fundos no Kickstarter em 2021, mas não atingiu a sua meta. Todavia, isso não impediu a equipe de seguir em frente e agora com a Assemble Entertaiment como distribuidora, seu lançamento foi confirmado para a primavera no PC, PlayStation4, Xbox One e Switch. Preço no Brasil ainda não foi divulgado.
Com todos os estereótipos possíveis de um filme da década de 50, o jogo conta a história da luta dos pilotos do Esquadrão 51 contra as forças da corporação alienígena VEGA, comandada por Zarog. Ele é composto por 11 estágios com diferentes opções de dificuldade — ou um sistema de dificuldade dinâmico para novatos — e tem suporte a partida solo, local ou via Remote Play no Steam.
O que mais me “encanta” é que os estereótipos não ficam só nas cinemáticas e são transpostos para a jogabilidade em si. Os mapas são caóticos, porém coesos e “simples” de compreender. Eu adoro a coloração usada para os aviões e os inimigos. Além do que, com essa história pastelão, tem como não amar?
Shmups horizontais não são muito a minha praia e meu repertório no momento se limita a Darius e Jet’s n Guns 2 – ambos com propostas vastamente diferentes. Não preciso nem dizer que vou dar uma chance para o “Esquadrão 51 contra os discos voadores” para ampliar meus horizontes – nem que eu tenha que ser abduzido por alienígenas.
Veja o trailer mais recente e imagens abaixo. Vale lembrar que um prólogo está disponível no Steam, mas sua jogabilidade pode não refletir a versão final do game.