Em nota, a 1M Bits Horde e a META Publishing anunciaram na última semana que “Nested Lands”, o RPG com elementos de sobrevivência vai entrar em Early Access no Steam a partir de 25 de fevereiro. Embora valores não foram divulgados, a desenvolvedora já publicou um “roadmap” do que esperar para os próximos meses.
Com pitadas de uma ambientação medieval durante o período de uma peste desconhecida misturado com um estilo “low fantasy”, você assume o papel de um herdeiro (claro que você é um herdeiro, como diabos você teria terras nesse período?) que decide criar um novo assentamento para “estabilizar” a região onde você e sua família vivem – atualmente devastada não só pela peste, mas por bandidos, sacerdotes corrompidos e outros seres desconhecidos.
Jogado em uma visão de terceira pessoa, “Nested Lands” é similar a “Bellwright”, “Aska” e outros jogos de sobrevivência com elementos de construção. A sua vila não prospera apenas pelas suas ações, mas também pelas ações dos NPCs que vão morar nela. Você pode tanto definir o papel de cada morador, ou permitir que eles decidam por si mesmos de acordo com a afinidade deles por uma profissão específica.
Um ponto que o diferencia é a presença de um sistema de reputação. Você não vai atrair pessoas para o seu vilarejo do “nada”, mas sim terá que completar missões – seja eliminar um grupo de bandidos ou ajudar com o transporte de mantimentos – para que as pessoas comecem a confiar em você. Essas missões também fazem parte da campanha principal do game, que vai se aprofundar nas origens da peste, e como certos grupos a utilizaram para ganhar vantagem. Um diário de desenvolvimento recente mostra uma interessante evolução da peste do jogo ao longo de uma partida.
A versão inicial de Early Access já vai vir com as principais mecânicas de construção e atribuição de vocações, e uma grande parcela da história principal do game. Os próximos meses vão ser focados em implementar um sistema de animais, sistema de incêndio, um novo bioma e junto com um sistema de expedições. Por fim, a desenvolvedora espera “fechar” o ano com um robusto sistema de pesca.
Levando em conta que eu gosto muito tanto de “Bellwright” como “Aska”, não tenho dúvidas de que vou dar uma chance para “Nested Lands” quando ele entrar em Early Access. Só espero que ele seja tão promissor quanto os vídeos divulgados até então.
Veja o trailer, mais imagens e o roadmap completo do game abaixo:






