Eu me esqueço da “influência” de certas franquias japonesas até elas darem as caras no ocidente. “Mado Monogatari” da Compile Heart é uma delas. Mais conhecida por dar origem ao spin-off “Puyo Puyo” — sim, aquele “Puyo Puyo” — os roguelites que começaram no MSX continuam a ser desenvolvidos até hoje. A mais recente adição,“Fia and the Wondrous Academy”, está à venda a partir de R$279,99 para PlayStation 4/5 e Nintendo Switch.
Lançado originalmente em novembro de 2024 no Japão, “Fia and the Wondrous Academy” é o primeiro a abrir mão do sistema de combate em turnos e movimentação em grid em favor de um combate mais “dinâmico” e ênfase em combos. Junto a isso você tem a sua típica metaprogressão – vista no jogo por meio de arcos narrativos que envolvem a protagonista Fia e a escola a qual ela frequenta. Quanto mais você avança na dungeon, mais a história progride.
Esta não é a primeira vez que a franquia dá uma reviravolta, já que o primeiro “Mado Monogatari” era um dungeon crawler em primeira pessoa; foi só na era do Super Nintendo que ele se voltou para uma visão top-down similar a “Shiren The Wanderer”. O novo título também dá uma guinada relativamente forte para o lado narrativo, com personagens que estão mais presentes dentro e fora das dungeons e uma baita dose de texto para ler.
Se isso vai cair no gosto dos (pouquíssimos) fãs permanece uma dúvida. O último título lançado no ocidente, “Curse of the Great Curry God”, foi duramente criticado pelo seu baixo grau de dificuldade e interrupções constantes para a história.
A essa altura eu só estou mais impressionado que a Compile Heart ainda continua produzindo os jogos. Mas, bem, a franquia Neptunia está aí para provar que tem jogos para todos.
Veja o trailer de lançamento, de gameplay e mais imagens de “Mado Monogatari: Fia and the Wondrous Academy” abaixo: