Master of Magic

Em nota, a Slitherine anunciou nesta semana que o remake de “Master of Magic”, atualmente em produção pela MuHa Games, teve seu lançamento confirmado para 13 de dezembro no PC. Preço no Brasil ainda não foi divulgado.

O anúncio foi publicado ao lado de uma série de perguntas e respostas que… sinceramente não me deixaram muito empolgado sobre o estado da versão de lançamento de “Master of Magic”.

No momento a MuHa Games está focada em corrigir bugs e melhorar a IA do game, todavia ela já confirmou que não irá mudar certos fatores cruciais como o sistema de tensão entre diferentes raças e a perda de fama ao ter uma cidade conquistada não serem mostrados ao ocorrerem, muito menos um filtro para facilitar a localização de bons pontos para construir uma cidade.

Seria compreensível se estes planos fossem adiados para algo pós-lançamento, como é o caso do sistema de fama, mas a MuHa Games já confirmou que filtros ou lentes para identificar recursos não estarão presentes no game.

Como alguém que jogou um tanto da versão de preview e sentiu que o remake de “Master of Magic” não passa de uma nova versão com uma imagem mais bonita e a mudança de quadrados para hexágonos – não que isto seja ruim, já que eu adoro o original. Entretanto, eu não consigo imaginar novos jogadores olhando para um remake de “Master of Magic” e vendo que ele não possui os sistemas básicos de um 4X atual é… decepcionante.

Eu aprecio e muito o trabalho da MuHa Games, mas às vezes sinto que ela está com uma tarefa impossível nas mãos: renovar um clássico sem que ele perca a essência mas também não seja tão parecido com outros jogos de estratégia 4X atuais.

Ao menos no lançamento o jogo terá todas as facções do clássico e algumas melhorias no sistema de personalização. Eu ainda estou com o pé atrás, mas vou dar – é claro – uma chance para ele assim que ele for lançado.

Se você tem interesse em mais detalhes, recomendo dar uma lida na entrevista publicada no site da Slitherine.

Remake de “Master of Magic” é confirmado para meados de dezembro

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.