Phoenix Point

Eu iria dizer “antes tarde do que nunca”, mas “Phoenix Point” passou por tantas mudanças drásticas desde que ele deu as caras em 2019 que eu nem sei se suporte a mods e ao Steam Workshop estavam no plano da Snapshot Games. Seja como for, agora o jogo agora possui um kit de criação de mods mais robusto e uma versão demo para PC.

Aponto “um sistema de mods mais robusto” pois, como toda boa comunidade de estratégia, mods para Phoenix Point já estavam sendo criados aos trancos e barrancos por uma ferramenta criada pela comunidade há dois anos. A maioria das modificações envolviam mais informações de recrutas e mais mutações em personagens capazes de absorver “matéria alienígena”.

Embora as novas ferramentas permitam uma maior personalização de elementos como a duração da campanha e o grau de dificuldade da mesma, o Steam Workshop ainda carece a maioria das melhorias que estão presentes em sites como o Nexus Mods.

Até o momento em que esta nota foi redigida, apenas três mods estavam disponíveis no Steam Workshop enquanto o Nexus Mods teve muitos mods atualizados para se tornarem compatíveis com a versão mais recente de “Phoenix Point”. Pelo visto muita gente não quer ou não tem interesse em converter os seus mods para o Steam Workshop.

Sei muito bem que isto acontece em toda comunidade de estratégia – e até certo ponto apoio essa decisão para que conteúdo não fique refém de uma plataforma. Todavia, Phoenix Point com mods é um jogo muito diferente do que a versão original.

Se você ainda tem dúvidas se vai curtir o game ou não, recomendo muito pegar a demo. Houve muito “hype” em volta do game por ser do criador de X-COM. Phoenix Point não é nem X-COM nem a leitura da Firaxis da franquia. Ele é o seu próprio jogo com seus pontos fortes (combate) e fracos (gerenciamento de unidades). Levou bastante tempo para eu me acostumar e aceitar a mudança. Agora que fiz, o considero essencial para fãs de estratégia.

A lista de alterações da atualização que acompanha o suporte ao Steam Workshop de “Phoenix Point” está disponível no fórum oficial.

“Phoenix Point” finalmente ganha suporte ao Steam Workshop

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.