Eu já vi muitas variações de jogos de automação, os mais voltados para a fantasia como “Motemancer” aos projetos gigantescos como “Dyson Sphere Program”. Nenhum chega perto do conceito de “ShapeHero Factory” da Asobism, um que abraça elementos de roguelike e faz com que você melhore a sua fábrica em cada run. Em Early Access, a desenvolvedora confirmou nesta quinta-feira (14) que a versão 1.0 vai estar disponível em 18 de setembro, e vai sair no Switch e PlayStation 5.
Como que diabos um jogo de automação unifica elementos roguelike? Pois bem, ao invés de você construir uma fábrica para montar eletrônicos, peças ou algo do tipo, você cria personagens a partir de formas geométricas. Cada combinação gera um herói diferente, um soldado, arqueiro, mago, até tanques.
Você os utiliza para defender um cristal em um “mapa secundário”, por assim dizer, contra hordas de inimigos que vem em intervalos aleatórios quase como um Tower Defense. Se conseguir sobreviver tempo suficiente você irá receber itens especiais que podem ser usados para aprimorar a sua fábrica – seja com correias mais rápidas – ou fortalecer o seu exército.
Para aumentar a variedade, “ShapeHero Factory” possui um sistema relativamente robusto de “mestres”. Pense neles como heróis. Cada um possui habilidades e atributos especiais que vão influenciar como a partida se desenrola e que itens especiais podem ser obtidos em uma “run”.
Não espere gastar horas em uma fábrica, mas sim horas em múltiplas fábricas já que uma run é composta por vários intervalos usados para adicionar uma camada bem leve de narrativa, lojas para comprar novas peças ou materiais para fabricar personagens de melhor qualidade.
Eu joguei um pouco da versão Early Access e já senti que “ShapeHero Factory” é um daqueles que vai se tornar o típico “só mais uma run” quando ele for lançado. A desenvolvedora planeja implementar até lá um modo de dificuldade extra, mais polimento e ajustes no modo “Endless”.
Veja o trailer mais recente e mais imagens dele abaixo: