Em nota, a Square Glade Games anunciou nesta quarta (4) que “Outbound”, o seu carismático jogo de sobrevivência e exploração com uma Kombi (que não deve ser chamada de Kombi) vai sair em 23 de abril no PC, PlayStation 5, Xbox Series S/X e Nintendo Switch 1/2. Uma demo já está disponível em todas as plataformas e dá acesso as áreas iniciais do game.
Antes que você me venha com a conversa de “Poxa Lucas, mais um jogo de sobrevivência?”, eu adianto que “Outbound” é bastante diferente de tudo o que eu joguei do gênero. Ao invés de um mundo destruído, a desenvolvedora aposta em um título onde o foco é descansar, se conectar com a natureza e explorar o que ela tem a oferecer.
Divididos em múltiplos biomas, ele conta a história de alguém que, cansado da vida da cidade, decide tirar uma “folga” e explorar a vida do campo. Isso significa conhecer novos locais, habitantes, fauna e flora, e montar a sua vida sobre quatro rodas.
A narrativa não é o ponto principal de “Outbound”, mas sim a forma como ele recontextualiza os elementos de sobrevivência sem que ele caia na mesma “armadilha” de jogos que demandam demais do jogador ou acabe com uma fórmula similar a “Stardew Valley” ou similares.
A sua van é o seu “centro de operações” e casa. É nela que você vai cozinhar, construir, fabricar os mais diversos materiais e levá-la para onde bem entender. Não há pressão de tempo ou de objetivos além de “relaxe”.
O que separa ele ainda mais em comparação a outros jogos do estilo é a quantidade de interatividade que você tem tanto com a van como o ambiente. Quase toda mecânica principal envolve algum tipo de minigame que nunca é entediante demais ou repetitivo o suficiente para irritar. Tudo na medida certa, ao menos é o que eu senti do que eu joguei da demo no PC.
A melhor comparação seria “Pacific Drive”, mas sem os monstros, anomalias e correria. Em troca você tem um cãozinho companheiro e a possibilidade de jogar com até outras três pessoas. Recomendo que escolha pessoas que não te estressem, se não a viagem que era para ser relaxante vira o puro caos. Digo por experiência própria de vida.
Como alguém que jogou o projeto anterior da equipe, “Above Snakes”, “Outbound” é a evolução natural do conceito de exploração e a criação de uma narrativa própria. A desenvolvedora já estar no meu radar desde 2023 e, se a versão final de “Outbound” for metade do que a demo é, vai ser um jogaço para aqueles dias que eu quero relaxar. Que, ultimamente, tem sido praticamente todos os dias.
Veja o trailer mais recente, e mais imagens de “Outbound” abaixo:







