Durante o Home of Wargamers 2025, evento realizado na última sexta-feira, a Matrix Games e a On Target Simulations confirmaram que um novo wargames com turnos simultâneos “Flahspoint Campaigns” está em produção. “Cold War” engloba as adições feitas por “Southern Storm” e de acordo com a desenvolvedora, o maior já feito até então por ela. Ele está previsto par sair ainda este ano.
O palco permanece o mesmo, o território da Alemanha, mais especificamente a “Fulda Gap” — conhecido por ser um possível local de invasão da União Soviética durante a Guerra Fria.
O que diferencia “Flashpoint Campaigns: Cold War” dos outros jogos da desenvolvedora é o seu escopo. A versão inicial vai contar com mais de 100 cenários — sendo 10 deles campanhas — com durações que vão de 4 horas até 24h. A variedade de equipamentos militares também aumentou e engloba o início dos anos 80 até o final de 1989.
Outra mudança considerável está no tamanho dos hexes, que agora equivalem a 500m. O valor é menor do que os jogos anteriores e, por consequência, o microgerenciamento das unidades e priorização de ordens vai ser crucial.
Em termos de jogabilidade e mecânicas, “Cold War” terá uma nova funcionalidade de transportar veículos por helicóptero e uma nova interface para coordenar assaltos em uma ou mais posições do mapa.
Outros pormenores também já foram confirmados pela equipe, como uma nova interface visual e melhorias para o sistema de designação de alvos tanto para as unidades do jogador como para a IA.
Eu não vou mentir para vocês, “Flashpoint Campaigns” é uma franquia extremamente complexa, e uma que até eu tenho dificuldades em jogar. Consigo completar os cenários básicos, mas me embolo todo nos cenários avançados.
Dito isso, eu adoro que mesmo após 11 anos, a On Target Simulations continua a explorar e expandir a franquia.
Veja as primeiras imagens de “Cold War” abaixo: