otc-dest
Quando se pensa em estratégia em tempo real, normalmente atribuímos as mecânicas em exploração, conquista de território e eliminação do oponente. Offworld Trading Company pega essas ideias e transforma o combate em uma disputa econômica. Algo pouco visto no mercado.

Disponível em versão beta no Steam Early Access, Offworld Trading Company coloca o jogador no controle de uma das corporações que foram contratadas para obter recursos do solo marciano. Você deve então se tornar vitorioso por remover as outras corporações do jogo de diferentes maneiras.

De início a ideia de Offworld Trading Company pode soar confusa, já que não existe um ponto de referência. Muitos games tratam eliminar o oponente pela destruição da base com unidades, não por meios econômicos. Por causa disso, a curva de aprendizado pode ser um pouco elevada para aqueles que não são acostumados com estratégia.

Assim que você entende, aí você vê o quão complexo e interessante Offworld Trading Company é. Ao remover as unidades, o combate direto, você tem de buscar novas maneiras de enfraquecer o oponente. Isso é feito com o controle do mercado de ações e sabotagem.

O mercado de ações é um dos pilares das mecânicas. Nele você deverá tanto vender como comprar matéria prima obtida pela empresa ou necessária para o funcionamento de uma fábrica. Os materiais são a principal fonte de renda para expandir e comprar ações dos oponentes.

Com isso, se abre um leque de opções para criar o seu império. Por exemplo, você pode se focar na produção de uma matéria prima rara, vende-la a um alto custo enquanto tenta derrubar os preços de outras matérias-primas para que mantenha as suas instalações em funcionamento.

A segunda forma de controle são as sabotagens, que irá agradar aqueles que não se acostumaram tanto com o aspecto econômico. Assim como o mercado de ações, é o segundo pilar das mecânicas. Durante certos momentos da partida, será aberto o Black Market, uma loja onde você pode comprar ações ilegais, como bombas nucleares subterrâneas que podem destruir um ponto de obtenção de matéria prima.

otc-int

Com a união dessas duas mecânicas, apesar de alguns aspectos, como as bombas, estão desbalanceados, tornam as partidas online divertidas. Imagine você fazer um oponente perder todo o dinheiro após um ataque hacker fazer com que ele pense que todo o estoque de ferro dele vale míseros dólares? Ou quem sabe um ataque pirata para roubar alguns dos materiais e fazer com que sua fábrica de chips eletrônicos produza ainda mais? As possibilidades dele são infinitas

Em comparação com outros games no Steam Early Access, o desenvolvimento de Offworld Trading Company está avançado. Ele já conta com uma campanha para um jogador, modos multiplayer e partidas contra a inteligência artificial. Algumas das mudanças previstas estão melhorias na interface, novos efeitos, texturas, modelos, suporte a torneios e balanceamento. No atual momento, o desempenho ainda não foi otimizado, sendo assim há grandes chances de ocorrer quedas durante certos momentos da partida.

Falando em IA, ela é surpreendentemente competente. Joguei pensando que teria de lidar com outra IA que mais é uma cópia do que eu tento fazer do que uma que pensa sozinha. Ela sabia quando, qual estrutura desativar para que a minha produção fosse reduzida.

O mais importante é que Offworld Trading Company não é um exercício de frustração, repleto de bugs ou problemas. Você consegue se divertir, seja sozinho ou online. No atual cenário do Steam Early Access, isso é muito importante.

Offworld Trading Company oferece uma experiência que quase nenhum outro do gênero de estratégia tem até então. É uma ideia nova, com bastante potencial. Caso o balanceamento seja feito de maneira satisfatória nos próximos meses, teremos um game com grande potencial de partidas divertidas com os amigos. Recomendamos ficar de olho!

Offworld Trading Company – renovando os games de estratégia

About The Author
-

Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.