Eu já vi casos peculiares de jogos serem lançados para outras plataformas, mas nunca um onde um jogo que está em Early Access via Steam ser deixado de “lado” e uma versão para o Quest priorizada. É o que ocorreu com “Neolithic Dawn”, lançado nesta quinta-feira (11) para o Quest 2, 3, e 3S por US$19,99. A versão Steam continua em desenvolvimento.
Se o nome não deixa claro, o jogo é ambientado em uma América do Norte 10.000 AC, e você toma o controle do membro de uma linhagem que recebeu uma “missão” de grande importância. No entanto, ela não pode ser completada no tempo que o seu personagem está vivo, mas cabe a você avançá-la o quanto possível.
É aí que mora o principal loop do game. Com um mundo semi-aberto, você precisa explorar, coletar recursos e sobreviver aos perigos da natureza – sejam eles o clima ou outros animais. Toda a sua progressão, seja em relação a campanha principal ou o seu personagem, é passado de geração em geração.
Eu achei o conceito interessantíssimo, ainda mais pelo fato de que até mesmo algumas estruturas são semi-persistentes. Uma forma inteligente de realizar metaprogressão sem que ela seja apenas uma “muleta”.
O que me resta saber é se a trama de “Neolithic Dawn” é, de fato, competente. A desenvolvedora Neolithic se foca bastante na possibilidade do jogo ser jogado por até 4 pessoas – o que não me desce muito bem.
Dito isso, darei uma chance a ele quando possível. Veja o trailer e mais imagens do game abaixo




