• Notícias
  • Análises
  • Primeiras impressões
  • Artigos
  • Assine a nossa Newsletter!
  • Apoie-nos!
  • Contato
quarta-feira, maio 20, 2026
Hu3br
Sem resultados
Ver todos os resultados
Sem resultados
Ver todos os resultados
Hu3br
Sem resultados
Ver todos os resultados

Misturando ARPG e Tower Defense, “Clockfall” entra em Early Access dia 28

Lucas Moura por Lucas Moura
20 de maio de 2026
em Notícias
0

Em nota, a Rever Games e a Radical Theory anunciaram nesta quarta-feira (20) que “Clockfall”, o peculiar misto de Tower Defense e ARPG teve sua data de Early Access confirmada para 28 de maio no Steam. Preço no Brasil ainda não foi divulgado.

Se você ficou bastante confuso com o conceito, eu também até investigar mais a fundo e notar que a Rever Games pode ter uma mistureba da melhor qualidade em mãos. O jogo começa com a sua trama típica: uma vila atacada por monstros, e o destino faz com que você seja a única pessoa capaz de impedir a destruição dela. Só que, você não consegue impedir. Ao menos não de início.

Pouco após a destruição dela, um gigantesco relógio aparece em meio as ruínas e te “força” a reviver a destruição do vilarejo ad eternum. O real desafio de “Clockfall” é conseguir quebrar esse ciclo. Como? Nem eu sei.

Em termos de jogabilidade isso resulta em duas etapas relativamente distintas. No início de cada run você precisa coletar equipamentos, dinheiro e materiais para melhorar o seu personagem, e preparar as defesas da sua vila. Na segunda etapa é a hora de defendê-la das hordas de inimigos que tentam derrubar os seus portões. Quanto mais rápido você for durante a primeira etapa, mais tempo você vai ter para defender a sua vila.

O que me chamou a atenção em “Clockfall” é que a Rever Games não hesita em colocar hordas e mais hordas de inimigos, até chefões, no mapa do jogo para te impedir de completar o seu objetivo. Embora jogos como “Ravenswatch” da Passtech Games ou “Hell Clock” já usaram o elemento de tempo como um recurso crucial, “Clockfall” é um dos poucos que aparenta colocar empecilhos sempre que possível.

Para muitos isso pode soar frustrante, mas para mim é revigorante. Estou mais do que cansado de ARPGs que não me dão um pingo de desafio até chegar no endgame – a exceção sendo “Path of Exile 2”. Espero que “Clockfall” me desafie a cada passo que eu der.

A versão inicial de Early Access do game já virá com as principais mecânicas – incluindo a possibilidade de terminar a campanha – mas a desenvolvedora planeja expandir o jogo com novas dungeons e refinar as animações e visuais. A previsão é que ele fique de 6 a 12 meses ainda em desenvolvimento. Mas, se a minha experiência vale de algo, eu diria que ele só deve ser finalizado lá para o final de 2027. Nunca confie em datas tão “fixas” – ainda mais no que diz respeito a jogos em desenvolvimento.

Veja o trailer e mais imagens de “Clockfall” abaixo:

Clockfall
Clockfall
Clockfall

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Bluesky(abre em nova janela) Bluesky
  • Compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
Tags: açãoARPGclockfallindieshooter
Lucas Moura

Lucas Moura

Após trabalhar em revistas e sites como EGW e BABOO, Lucas fundou o Hu3BR pela sua paixão em jogos de estratégia, indies e a interconexão entre sistemas e emoções humanas.

Sobre nós

Sejam indies, simuladores, títulos de estratégia, RPGs ou rogue-likes,  buscamos mostrar a variedade e a versatilidade que existe em games para PC. Entre em contato conosco pelo lucas@hu3br.com

Assine a nossa newsletter!

  • Apoie-nos!
  • Assine a nossa Newsletter!
  • Contato
  • Página Inicial
  • Posts

Sejam indies, simuladores, títulos de estratégia, RPGs ou rogue-likes, buscamos mostrar a variedade e a versatilidade que existe em games para PC. Entre em contato conosco pelo lucas@hu3br.com

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Análises
  • Primeiras impressões
  • Artigos
  • Assine a nossa Newsletter!
  • Apoie-nos!
  • Contato

Sejam indies, simuladores, títulos de estratégia, RPGs ou rogue-likes, buscamos mostrar a variedade e a versatilidade que existe em games para PC. Entre em contato conosco pelo lucas@hu3br.com