Em nota, a Hooded Horse e a Arcen Games anunciaram nesta quarta-feira (18) que “Heart of the Machine” – de longe o 4X mais peculiar que eu joguei em um bom tempo – vai ser oficialmente lançado em 6 de março via Steam e GOG. Ele atualmente se encontra em Early Access por R$59,99.
Ao contrário dos jogos 4X tradicionais, “Heart of the Machine” não utiliza um mapa-mundi, mas sim te coloca no controle de uma IA em uma cidade tomada por diversas facções. Aliar-se a elas, com o governo (ou o que restou dele), ou decidir seguir o caminho de pura destruição são opções viáveis.
O que mais me chamou a atenção é a variedade não só de missões e quests, mas das possibilidades “insanas” que o jogo oferece. Você vai do típico “IA cria senciência e comanda um exército de robôs” a possibilidade de criar múltiplas linhas do tempo e derrotar os seus inimigos ao mesmo tempo. Ele é assustadoramente complexo, até mesmo na sua interface, e um jogo que não tem o menor interesse em agradar a todos do gênero 4X. Se algo, ele quer, e muito, tentar colocar o gênero em um novo patamar.
A versão 1.0 vai vir acompanhada de um novo final além dos que já estão presentes no game, melhorias na interface, correção de bugs e um tutorial mais competente.
Como alguém que já investiu boas horas nele, eu diria que o tutorial já está mais do que bom para o que a Arcen almeja, mas fico feliz que ela quer dar uma repaginada extra nele.
Se você tem o menor interesse em jogos de estratégia, especialmente aqueles que querem transformar o gênero em algo novo ou mudar como pensamos sobre eles, “Heart of the Machine” é praticamente essencial. E vocês não tenham a menor dúvida de que eu irei cobri-lo no lançamento.
Veja o trailer e mais imagens do game abaixo:





