Estamos em uma nova temporada de “extraction shooters”? Depois de “Delta Force”, a primeira temporada de “Arena Breakout: Infinite” e uma grande atualização para “Gray Zone Warfare”, a MicroProse decidiu entrar na briga e anunciou que vai publicar o shooter “Exfil” da Misultin Studios. Ele está previsto para entrar em acesso antecipado nesta quarta-feira (11). Preço no Brasil ainda não foi divulgado.
Como praticamente todo shooter do subgênero, “Exfil” é tremendamente ambicioso. A Misultin Studios quer criar um jogo com modos PVP, PVE, um sistema de dia e noite, um sistema balístico “realista” e a possibilidade de hospedar o seu servidor dedicado – uma raridade nos dias de hoje.
A versão de acesso antecipado, no entanto, vai se focar inicialmente no modo “Extraction Shooter” com duas variações: Classic Extraction e Rogue Extraction. No primeiro, equipes de até 8 jogadores precisam completar tarefas e coletar itens especiais no campo e tentar escapar com eles. Já o segundo coloca uma equipe no controle de um item extremamente valioso e tem que sair da zona de conflito com vida.
Sem querer ser crítico demais sobre a ambição da desenvolvedora, mas “Exfil” me soa como um amalgamado de ideias sem uma direção clara. O primeiro modo mais me soa como um tradicional “Battle Royale”, do que um extraction shooter. A falta de informações sobre armas, conectividade e personalização também me preocupa, ainda mais para um jogo que está tão perto de entrar em acesso antecipado. Irei reservar mais considerações para quando, de fato, jogá-lo. Mas sinto que essa é uma aposta arriscada da “MicroProse” e não vejo razão para ela entrar nesse mercado. Espero estar errado.