Acredito que a maioria de vocês não conhece o nome “Geoff Crammond Racing”, mas e se eu falar “Grand Prix 4”? Lembraram de alguma coisa? Pois é, a quadrilogia clássica que marcou a vida de muitos fãs de simulação nos anos 90/2000 vai retornar ao Steam em 2026. O anúncio foi realizado esta semana pela MicroProse.
Os games GCR1, GCR2, GCR3 e GCR4 (Grand Prix 1, 2, 3 e 4) ainda não tem data específica para sair, mas a MicroProse já confirmou que as versões mais recentes – possivelmente GCR3 e GCR4 – vão ter suporte a Steam Workshop, criação de mods e novos tipos de veículos.
Já em relação a mudança do nome, o motivo é mais simples do que parece: direitos autorais. Os jogos originais refletiam as respectivas temporadas da Fórmula 1 e, com a remoção dos nomes oficiais – incluindo dos pilotos – relançá-los no Steam.
Claro que não vai demorar muito tempo até que a comunidade reintroduza os nomes ou até as marcas oficiais no game. Afinal, Grand Prix 4 ainda é jogado – e atualizado – pela comunidade até hoje.
Como alguém que jogou GCR2 até cansar quando mais novo, eu estou muitíssimo feliz com essa notícia. Embora eu sei que ele possa não ter “envelhecido” tão bem e o fator nostalgia seja imenso, eu estou entusiasmado demais para ver outras pessoas experimentarem esses clássicos que praticamente definiram o gênero de simulação e junto com “Richard Burns Rally”, são referência até hoje.
Veja mais imagens abaixo:





