Qualquer dúvida de que a MicroProse iria continuar a ressuscitar franquias “mortas” dos anos 90 após a quadrilogia “Grand Prix”, caiu por terra. A editora, junto com a Digital Image Design, anunciou nesta terça-feira (3) que a série F-22 vai voltar com “F-22: Air Dominance Fighter”, uma versão “remasterizada” do clássico da Novalogic “F-22: Raptor”. Ele vai estar disponível em breve via Steam, preço não foi divulgado.
O projeto, que originalmente começou como uma tentativa de engenharia reversa por Krishty e outros membros da comunidade para que o jogo funcionasse em computadores e periféricos modernos agora ganhou a “benção”, da editora, que deu acesso ao código fonte e todas as ferramentas necessárias.
Com essa mudança, F-22: Air Dominance Fighter vai ter suporte a resoluções até 4K, headtracking como trackIR, suporte completo a mods – incluindo o clássico editor de campanha. A desenvolvedora também já confirmou uma série de correções de bugs e melhorias na IA, e que trabalha para que a maioria dos joysticks / manches / HOTAS atuais funcionem nele.
O conteúdo do jogo, no entanto, permanece em grande parte similar a versão de 1997 – o que não é algo necessariamente ruim. Ambientado no Mar vermelho, o simulador conta com 90 missões divididas em 7 tipos de campanhas. A nova versão vai reter a possibilidade de jogar como AWACS (Sistema Aéreo de Alerta e Controle), algo que ainda é raríssimo de se ver hoje em dia em simuladores.
Claro que, por ser um jogo de 1997, muitos dos sistemas apresentados em “F-22” estão defasados no que diz respeito a realismo. Ainda assim, eu o vejo como um jogo fantástico e um ótimo “meio termo” entre arcade e simulação. Praticamente “essencial” para compreender a evolução do gênero.
Agora com essa versão nova no horizonte, é a hora perfeita de eu reinstalar o meu HOTAS e explorar não só ele, como outros jogos da época. Quem sabe isso não vira uma matéria? Manterei vocês informados.
Veja o trailer e mais imagens do game abaixo:







