Eu tenho dificuldades a acreditar que, bem na reta do fim do ano eu ainda continuo a me surpreender com novos jogos. Joguei a demo de “Constance”, o recém-lançado metroidvania da Blue Backpack e antes mesmo de começar a produzir esta nota, ele já estava na minha biblioteca. Sim, o projeto da desenvolvedora é bom desse jeito. Ele está disponível via Steam por R$59,99 e uma versão para PS5 / Xbox Series S e X/ e Nintendo Switch 1/2 está planejada para 2026.
O jogo conta a história da pintora que dá nome ao jogo e a exploração do seu “mundo interior” na busca de conhecer mais sobre si mesma, e o que de fato a atormenta.
Se você achou essa trama bastante “vaga”, é intencional. A Blue Backpack não esconde a influência de projetos como “Hollow Knight” na produção do game. Muito da história é contada através de murais ou personagens encontrados nos seis biomas que estão presentes no game – cada um com suas mecânicas e inimigos específicos – é o que promete a desenvolvedora.
Eu ainda estou no primeiro bioma, mas já digo com folga que “Constance” tem um dos sistemas de movimentação mais prazerosos que eu vi em 2025. A animação da personagem é extremamente fluída e a forma que as habilidades expandem a forma que ela pode explorar o cenário – habilidades que aliás, vão muito além de um mero “pulo duplo” – é delicioso.
Esse é o tipo de metroidvania que eu recomendo você jogar com bastante calma e paciência, apreciando cada pedaço do cenário e dos inimigos. Não sei se terei ou não uma crítica dele, mas podem ter certeza de que se ela for ao ar, avisarei vocês.
Veja o trailer e mais imagens de “Constance” abaixo:





