Eu joguei o primeiro “Beyond the Ice Palace”? Certamente não. Ele foi lançado para o Amiga e, de todos os consoles “retrô”, é o que eu menos tenho afinidade. Agora, “Beyond the Ice Palace 2” – já disponível no PC (R$59,99), PlayStation 4/5, Xbox e Switch – está na minha lista de interesses após testar a sua demo.
Como todo metroidvania que se preze, a história do jogo é relativamente “simples” e direto ao ponto. Você joga como um “rei amaldiçoado” que, consegue fugir após anos aprisionado, e agora está em uma jornada de vingança para clamar o seu antigo trono.
“Beyond the Ice Palace 2” é um título no mínimo… peculiar. Embora ele tenha uma estrutura “metroidvania” por assim dizer, a sua jogabilidade é mais próxima de jogos como “Super Castlevania IV”. Uma movimentação deliberadamente mais “travada” que requer mais precisão nos pulos e ao atacar os inimigos.
Se você está acostumado com os modelos mais “modernos” do termo “metroidvania”, ele pode não te agradar, mas como alguém que cresceu com o Castlevania clássico, ele acerta um ponto muitíssimo equilibrado entre desafio e uma boa progressão.
O mais incrível é que, de todos os jogos possíveis, a Pixelheart decidiu se focar em um jogo que não está no imaginário popular — se é que esteve em algum momento — em 37 anos. Eu não o imaginava surgir “do nada” e ser tão bom assim.
Se você está um pouco “cansado” dos modelos atuais de metroidvania, recomendo e muito que você dê uma olhada em “Beyond the Ice Palace 2”.
Veja o trailer de lançamento e mais imagens abaixo: