Imagine o seguinte: Você foi contratado para acabar com uma ameaça de insetos alienígenas. Após dias de batalha, seus mercenários finalmente descobrem a localização do inseto rainha. Sua equipe a postos e falta pouco para completar o objetivo. No entanto, há um problema. Sua munição está no fim, e as balas dos fuzis sequer fazem cócegas no monstro. O que era uma batalha “ganha” vira uma derrota completa. Isso são as horas iniciais de “MENACE”, o novo jogo da Overhype Studios de “Battle Brothers”, que entrou em Early Access nesta quinta-feira (5) por R$79,99 e está com desconto de 20% até 19 de fevereiro (R$59,99). Ele também está disponível via Game Pass
Deixando para trás o sistema de hexágonos, visuais 2D e aumentando o escopo para batalhas em média / grande escala, “MENACE” é um pouco menos impiedoso do que “Battle Brothers”, mas não menos brutal. Cada batalha vai te fazer suar e torcer para que suas tropas não batam em retirada.
A Overhype Studios aposta em elementos clássicos da franquia X-COM (1993), como um sistema de pontos para a movimentação e funções básicas, e um robusto sistema de dano para cada tipo de tropa. Armas variam de calibre, distância de eficácia, manutenção e custo logístico.
Logística, aliás, é um dos pontos que mais se destacou nas minhas horas com “MENACE”. Aprender equilibrar a quantidade de munição, que tipo de armamento levar para o campo de batalha e quantas tropas é praticamente essencial.
À medida que você avança na trama e as missões, você vai ganhar acesso a novas habilidades como bombardeios, morteiros, veículos leves e pesados – como transporte e anti-infantaria, tanques e até mechs. Isso tudo é claro, tem um custo: quanto mais veículos, menos tropas no campo de batalha, e o inimigo é deveras sagaz.
Em outra missão eu tive que defender um posto de um ataque de piratas, imaginei que duas tropas e dois veículos anti-infantaria dariam conta. Ledo engano, caí em uma emboscada, os piratas jogaram coquetéis molotov em um dos meus veículos, que fez com que as tropas dentro dele morressem queimadas. Esse é o grau de granularidade que “MENACE” oferece.
A versão inicial do game já conta com 50 tipos de missões em vários planetas a e biomas, número que vai crescer nos próximos meses assim como o número de armamentos, histórias e a implementação do endgame.
A desenvolvedora estima que ele fique pelo menos mais um ano em desenvolvimento, mas como alguém que acompanha a Overhype há anos, pode colocar uns dois anos no mínimo para que “MENACE” de fato esteja completo.
E se você gostou de “Battle Brothers”, já deixo aqui a minha recomendação para você pegá-lo o quanto antes. Publicarei em breve uma matéria mais completa sobre o game.
Até lá, fique com o trailer e mais imagens dele:







