Quem me conhece, ou acompanha o site há um tempo, sabe que eu tendo a ter dois modus operandi. Eu vou jogar um jogo de estratégia dolorosamente complexo ou apanhar em um “Souls Like”, ou vou jogar algo tão bobinho que vai me relaxar para o resto da semana. A bola da vez está com “MakeRoom” feito por Kenney e publicado pela Wholesome Games Presents. Ele está à venda no Steam por R$32,99.
O projeto tem uma história um tanto quanto peculiar. Kenney é mais conhecido pelos seus pacotes de objetos e ferramentas de criação na loja da Unity – muitos que você pode ou não ter visto em múltiplos jogos. Embora ele já tenha produzido outros jogos de menor porte, incluindo um para o Atari 2600, “MakeRoom” é primeiro projeto com um escopo consideravelmente maior.
A sua experiência na criação de objetos e ferramentas está mais do que clara no game. Ao invés de somente oferecer um modo “sandbox”, que tende a ser o “típico” dos jogos de decoração de interiores, “MakeRoom” também vem com um modo de missão que libera novos itens, uma ferramenta de criação personalizada de móveis e integração ao Steam Workshop.
Eu pessoalmente fiquei apaixonado pelo modo missão e como ele foi bem integrado ao restante do jogo. As missões variam de “pegue uma casa suje, limpe-a e a redecore” em uma versão minimalista de “House Flipper” até decorar apartamentos enormes de acordo com o desejo dos clientes.
A única crítica que eu faço – e uma que eu até diria que é injusta – é que a maioria dos interiores de “MakeRoom” são pequenos demais para o meu gosto. Gostaria muito que Kenney também tivesse implementado a opção de montarmos a nossa própria casa do zero. Mas, bem, não dá para um mero desenvolvedor abraçar tudo, certo?
Veja o trailer e mais imagens de “MakeRoom” abaixo: