LudoNarraCon

Esta semana está um tanto movimentada para fãs de gêneros ou subgêneros que, por muitos, são considerados de nicho. A começar com o evento de Roguelikes até 9 de maio e acompanhado do início da LudoNarraCon – evento sobre jogos com foco na narrativa, adventures e RPGs — em 5 de maio pelo Steam. Este é o quarto ano do evento e mais uma vez ele vem com a promessa de muitas demos e painéis.

Dentre os jogos que estarão com demos disponíveis estão o novo título da Failbetter Games, “Mask of the Rose”, o segundo episódio de “Coffee Talk”, o brasileiro “KeyLocker” o adventure “OPUS: Echo of Starsong” – que gerou bastante sucesso em meados de 2021 e no começo de 2022 – além de um dos que me deixou mais curiosos, “Beacon Pines”.

O início da LudoNarraCon 2022 também marca o lançamento de “Citizen Sleeper” da Jump Over the Age, conhecido por seu trabalho no fantástico “In Other Waters”.

Já os painéis deste ano estão, ao meu ver, tão interessantes ou até melhores que a LudoNarraCon de 2021.

Um dos primeiros: “Adapting The Past. Bringing Myths, Folklore and Local Culture into Video Games” tem os desenvolvedores de “The Pale Beyond”, “Jennifer Wild” e “The Darkside Detective” sobre como incorporar histórias locais, mitos e folclore em jogos.

Outro painel que destaco com muita ênfase é o “Innovating The Detective Genre In Narrative Games”, que conta com o desenvolvedor de “Return of the Obra Dinn”, Mark Brown do “Game Maker’s Toolkit” e Victor Selnæs Breum que atualmente trabalha em “Mind Diver” sobre como melhor integrar sistemas de dedução e investigação em jogos com foco na narrativa.

Considerando o “rebuliço” que foi Boyfriend Dungeon e os temas pesados abordados por ele, “The Question of Content Warnings & Filters In Videogames” é outro painel de grande importância. Ele tratará sobre como trabalhar com avisos de conteúdo, quando e como usá-los sem que os criadores percam a liberdade de tratar dos temas. Liderando o painel estão Tanya X Short da Kitfox Games, Claris Cyarron – designer de narrativa de “Glitchhikers: The Spaces Between” e o psicólogo da Take This, Raffael Boccamazzo.

Fechando os painéis mais interessantes está um bate papo entre a jornalista Rebekah Valentine e a equipe do estúdio ZA/UM de “Disco Elysium”. O tema, obviamente, vai ser o esforço e quais os elementos cruciais que eles usaram para estabelecer o mundo e a quantidade de ações disponíveis no RPG – que para mim continua como um dos destaques dos últimos três anos.

A lista completa de jogos participantes e painéis da LudoNarraCon 2022 pode ser encontrada no site oficial.

LudoNarraCon 2022 ocorre de 5 a 9 de maio, veja alguns dos destaques

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.