Pesquisa realizada pelo GramaSutra apontou nessa semana que a quantidade de lançamentos do Steam ocorridos nos três primeiros meses de 2014 superaram já a mesma quantia de 2013.

Tais lançamentos, porém, não significam que 2014 está com uma maior quantidade de games. Muitos desses são games antigos, como Descent 3 de 1999 e acabam por sair na categoria de “New Releases” e ocupam espaço de jogos realmente novos.

Recentemente o Steam realizou uma pequena mudança em sua página da loja. Ao invés de sermos direcionados para a guia “New Releases”, agora a guia padrão são os “Top Sellers”, os mais vendidos na plataforma.

Para muitos, como eu, usa a plataforma como principal método para comprar jogos esses lançamentos prejudicam mais do que facilitam as coisas. Muitos jogos indies bons passam despercebidos enquanto os clássicos não trazem tanta atenção quanto deveriam.

Lançamentos do Steam em 2014

Comparação entre lançamentos do Steam em 2012, 2013 e 2014. Fonte: Gamasutra

Um caso recente que tive foi com Lili: Child of Geos, um belíssimo game indie que foi completamente ofuscado da minha lista dado a uns outros dez lançamentos de jogos clássicos no mesmo dia.

Fui somente descobrir dele por meio de um fórum, onde um usuário postou as suas imagens. No mesmo dia que Lili: Chield of Geos saiu no Steam, 14 DLCs de um aplicativo para RPG, o aplicativo em si e mais outros três jogos foram lançados.Lançamentos do Steam em 2014

Tudo bem, tecnicamente você pode desativar a visualização de DLCs, mas ainda são quatro jogos em um só dia.

O Gamasutra também entrevistou vários devs e assessores de imprensa sobre a atual situação do Steam. Em parte concordo com eles. No momento não está ruim, mas se continuar assim, vai piorar, muito.

Lançamentos do Steam em 2014 superam 2013

About The Author
-

Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.