Em nota, a Silver Lining Interactive e a Square Glade Games divulgaram nesta quarta-feira (15) que o jogo de exploração / sobrevivência “Outbound”, anteriormente previsto para 23 de abril, agora vai ser lançado em 14 de maio no PC, PlayStation 5, Xbox Series S/X, e Nintendo Switch.
A decisão foi tomada após uma nova reavaliação da suposta versão 1.0 foram encontrados problemas que de acordo com a desenvolvedora, iriam “prejudicar a experiência” e o tempo necessário para corrigi-los impediria um lançamento simultâneo em todas as plataformas.
Com uma indústria cada vez mais brutal para desenvolvedores de pequeno e médio porte, eu compreendo muito bem a posição da Square Glade Games. Seria muito “fácil” lançar “Outbound” no PC onde o processo de verificação é feito pela própria desenvolvedora e não requer aprovação de terceiros – como é o caso de consoles –, mas um lançamento segmentado pode muito bem canibalizar as vendas e acabar prejudicando a longo prazo. Sem contar que abril está recheado de lançamentos.
A desenvolvedora também anunciou que a demo vai permanecer ativa no PC, PlayStation 5 e Xbox Series S/X até 12 de maio. Pessoalmente eu recomendo vocês a jogá-la, pois “Outbound” é muito diferente de outros jogos de exploração e sobrevivência que joguei.
A narrativa não é o ponto principal de “Outbound”, mas sim a forma como ele recontextualiza os elementos de sobrevivência sem que ele caia na mesma “armadilha” de jogos que demandam demais do jogador ou acabe com uma fórmula similar a “Stardew Valley” ou similares.
A sua van é o seu “centro de operações” e casa. É nela que você vai cozinhar, construir, fabricar os mais diversos materiais e levá-la para onde bem entender. Não há pressão de tempo ou de objetivos além de “relaxe”.
O que separa ele ainda mais em comparação a outros jogos do estilo é a quantidade de interatividade que você tem tanto com a van como o ambiente. Quase toda mecânica principal envolve algum tipo de minigame que nunca é entediante demais ou repetitivo o suficiente para irritar.
A melhor comparação seria “Pacific Drive”, mas sem os monstros, anomalias e correria. Em troca você tem um cãozinho companheiro e a possibilidade de jogar com até outras três pessoas.
Veja o trailer mais recente e mais imagens de “Outbound” abaixo:





