Algumas vezes a Creative Assembly me surpreende com as suas decisões. Em 2024 foi com o lançamento de “Total War Pharaoh: Dynasties”, um jogo que eu presumi ter sido abandonado. Agora a desenvolvedora anunciou que “Immortal Empires”, o modo “sandbox” de “Total War: Warhammer III”, poderá ser jogado de forma gratuita para quem possui “Total War: Warhammer” ou “Total War: Warhammer II” a partir de 4 de dezembro.
Para quem não conhece, “Immortal Empires” unifica os mapas dos três jogos e permite que você inicie uma campanha “sandbox” — com um foco maior na conquista territorial do que em quests ou elementos narrativos —, e faça o que bem entender.
Se você tem “Total War: Warhammer” ou “Total War: Warhammer II”, você vai poder iniciar uma campanha com os respectivos lordes que já comprou. Ou seja, caso você possua todos os DLCs de “Total War: Warhammer”, eles estarão disponíveis em “Immortal Empires”.
Outra mudança crucial é a opção de comprar os lordes de “Total War: Warhammer III” sem a obrigatoriedade de comprar o jogo base. Aqueles que tiverem interesse em comprar o modo campanha (“The Realm of Chaos”) vão poder fazer por meio de um “upgrade pack” que vai estar disponível em 4 de dezembro.
O “revés” dessa situação é que você vai precisar instalar “Total War: Warhammer III” — que vai ser adicionado automaticamente na sua biblioteca — já que não há possibilidade de incorporar o “Immortal Empires” nas versões anteriores do game. Pode se preparar para reservar pelo menos 80GB de espaço no seu disco rígido.
Levando em conta que, desde meados de 2024, “Immortal Empires” é a minha forma preferida de jogar “Total War: Warhammer III”, liberá-lo para os donos das versões anteriores do game de estratégia é uma tremenda jogada da desenvolvedora.
Primeiro por reduzir, e muito, o custo inicial, segundo pela modularidade e flexibilidade. Se você tem mais afinco com uma facção, simplesmente compre os DLCs deles ao invés de ficar limitado a ter que comprar um jogo inteiro.
Apesar de ter passado por altos e baixos nos últimos meses por conta de uma série de bugs — já corrigidos — “Total War: Warhammer III” é um jogo fantástico e “Immortal Empires” é, na minha opinião, a melhor parte dele. Quanto mais pessoas puderem acessar o modo, melhor.
Para mais informações sobre as mudanças que entrarão em vigor em 4 de dezembro, acesse o blog oficial da Creative Assembly.





