Após dezenas de teasers que apontavam para algo “grandioso”, a Paradox anunciou nesta quinta-feira (25) a próxima expansão de “Hearts of Iron IV”: “No Compromise, No Surrender”. Ela se foca em países como Japão, China, Filipinas, adiciona novas doutrinas militares e um sistema mais complexo de facções. A expansão vai estar disponível a partir de 20 de novembro e já se encontra em pré-venda no Steam.
A expansão em si vai trazer novas Focus Trees para o Japão, as Filipinas e a China – que já havia sido alterada em “Waking the Tiger. Várias das adições para as Focus Trees vão estar ligadas com as novas doutrinas militares, agora também com uma maior ênfase no combate naval, e um sistema mais robusto de controle de facções.
Por falar em facções, elas agora possuem um “manifesto” e objetivos – sejam eles estratégicos ou políticos. Isso vai valer tanto para as facções majoritárias do jogo como, como o Eixo e os Aliados, como para as facções minoritárias.
O mais intrigante, no entanto, está nas mecânicas que vão acompanhar “No Compromise, No Surrender” via uma atualização gratuita. A partir da expansão, o jogo vai ter dois novos recursos: carvão e eletricidade. Isso vai impactar a produção das suas fábricas, expansão territorial e manutenção do seu país.
De acordo com a Paradox, a ideia é reduzir a intensa expansão territorial que tende a ocorrer em “Hearts of Iron IV” para que ela se torne mais estratégica. Isso vai ser acompanhado de uma completa reimaginação do sistema de combate naval, com novos valores para o tamanho das suas frotas e a distância que elas conseguem alcançar em relação aos seus pontos de partida. Ou seja, nada mais de enviar embarcações do outro lado do globo e esperar que elas cheguem em tempo hábil para realizar uma invasão ou defender um oceano com uma frota pequena.
Para que isso funcione, a desenvolvedora decidiu integrar o DLC “Man the Guns” ao jogo base. Antes tarde do que nunca. Ele foi bastante divisivo dado ao aumento de complexidade para “Hearts of Iron IV”, mas hoje em dia eu o considero essencial.
Depois de vários tropeços em 2024, eu fico feliz de ver a Paradox finalmente investindo em aumentar a complexidade de “Hearts of Iron IV”. Já estava mais do que na hora da empresa rever algumas das mecânicas base, e sinto que “No Compromise, No Surrender” vai ser um grande salto para o Grand Strategy.
Mais informações sobre as mudanças estão disponíveis no fórum da Paradox; o vídeo abaixo entra em mais detalhes da expansão e do passe de expansão 2 para o game: