Eu tenho um ponto fraco com jogos desenvolvidos por equipes pequenas. Por mais que eles possam ser repetitivos ou com mecânicas nem sempre polidas, tais equipes sempre tentam fazer algo “diferente”. É o que eu senti após jogar a demo de “VOIN” de Nikita Sozidar e previsto para entrar em Early Access em 10 de dezembro. Preço no Brasil ainda não foi divulgado.
A melhor forma que eu posso descrevê-lo é, imagine o shooter “Prodeus” – que pega bastante elementos de DOOM (2016) – mas inverta e o transforme em um jogo em primeira pessoa com dezenas de habilidades, armas e um combate intenso.
O seu loop de gameplay é “simples” mas agradabilíssimo. Vá para uma região, derrote inimigos, colete recursos e equipamentos, e tente sair com vida. O último ponto é claro, é o mais difícil de todos. Ele não chega a ser um “extraction shooter” como “Witchfire”, mas também não é um jogo em mundo aberto como outros Hack ‘n slash em primeira pessoa que já joguei.
A dificuldade dele vem da contínua horda de inimigos que vem ao seu encontro. Do mais simples “zumbi” a magos, esqueletos armados com arco e flecha e chefões que andam pelo mapa e vão te triturar se te virem.
Embora eu não tenha tentado a sorte com nenhum deles, eu já fiquei impressionado com a boa quantidade de habilidades disponível na demo e como o jogo vai ser possivelmente criar diferentes “builds”. Você pode ser o seu tradicional “tank” com uma espada de duas mãos ou ir para adagas, criar um híbrido entre os dois ou se preferir usar armas de longo alcance como serras-bumerangue.
Tudo isso só fica melhor com a quantidade absurda de sangue e violência (algumas vezes desnecessária) que estão presentes no universo de “VOIN”. Você deixa um rastro de sangue por onde passa e o jogo não se importa nem um pouco com isso.
A versão de Early Access vai ser composta de dois mapas de “mundo aberto”, dezenas de habilidades e equipamentos – e teoricamente mais do que a demo oferece – e pelo menos dois chefões. Nikita Sozidar planeja expandir para pelo menos um total de quatro mapas, mas não há uma data definida para lançamento oficial.
Eu planejo cobrir “VOIN” assim que ele entrar em Early Access. Depois de um ano olhando um pouco demais para jogos de estratégia e outros gêneros, me soa como o jogo perfeito para desestressar.
Veja o trailer e mais imagens do game abaixo: