Manor Lords

Como todo mundo já está cansado de ouvir de mim, encontrar jogos que trazem inovação no seu gênero ou subgênero é difícil. Recentemente eu comentei sobre “Second Front”. Hoje o tópico é sobre o – até então – promissor “Manor Lords”. Após meses de silêncio, a desenvolvedora Slavic Magic divulgou um novo diário de desenvolvimento e o anúncio que testes da versão “alpha” foram iniciados.

Para quem não conhece, “Manor Lords” foi apresentado pela primeira vez em 2018 e chamou a atenção pela atenção aos detalhes e a promessa de ser um construtor / gerenciador de cidades com bastante complexidade e até elementos de batalha. Tudo isso foi mantido na versão 2022, mas vários desses sistemas foram alterados.

O post, que está disponível no fórum do Steam mostra várias alterações que ocorreram ao longo dos anos no game. Antes as regiões onde você podia construir as cidades era bem mais próximo de jogos de estratégia tradicionais. Agora o escopo foi consideravelmente aumentado não só para promover mais variedade de expandi-las, mas para tornar a expansão das mesmas mais naturais. Abaixo está uma imagem da atual versão:

“Manor Lords” também teve todo o seu sistema mercadológico refeito. Ao invés de apenas duas estruturas, o jogo agora leva em conta diferentes preços nas regiões para induzir o jogador a ser competitivo com outras cidades. Em contrapartida, todo o sistema de administrar rebanhos e fazendas foi ligeiramente simplificado depois de feedbacks internos que apontavam extremo microgerenciamento para um retorno superficial.

Isso é só algumas das mudanças listadas no post. O sistema de batalha agora dá suporte a transformar os seus habitantes em uma “força temporária”, o estilo visual das cidades foi unificado e a propagação de riquezas na cidade agora funciona de acordo com a quantidade de material supérfluo cada habitante tem. Um sistema bem parecido é usado em games como Anno 1800.

Novo sistema de construção em ação

Quem tem interesse em participar do teste alpha precisa se inscrever no servidor do Discord e responder algumas perguntas. Todo o processo está explicado no final do post no Steam

Embora eu não tenha colocado as minhas mãos em “Manor Lords” ainda, acompanhar o seu processo de desenvolvimento e a clareza com que a Slavic Magic revela a evolução do jogo dá gosto de ver. Uma pena que a comunidade de jogos é tão tóxica que mais desenvolvedores não possam fazer isso sem uma onda de ódio para cima deles.

“Manor Lords” ainda não tem uma data de lançamento definida, mas seu lançamento já está confirmado para o Steam e GOG.

O vídeo mais recente — publicado ano passado — pode estar desatualizado, mas dá uma ótima noção do que esperar do game:

Gerenciador “Manor Lords” inicia fase “alpha” e apresenta novas mecânicas

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.